Celulares dos jovens são os mais conectados à internet
Yahoo! Notícias - 25/08/2010 - [ gif ]
Assunto: Pesquisa TIC
Em busca de facilidade, o relações públicas Pedro Prochno, de 24 anos, resolveu contratar um plano de acesso à internet para seu smartphone. Ele navega por redes sociais, lê notícias e confere seus e-mails pelo menos quatro vezes por semana e gasta cerca de R$ 50 por mês pela a conexão.
Prochno está dentro da faixa etária (entre 16 e 24 anos) que registra a maior proporção de pessoas que acessam a internet pelo telefone celular: 50%. Já entre as pessoas com idade entre 25 e 34 anos, 43% das que têm celular são donos de aparelhos com acesso à rede, e boa parte do uso é voltada para atividades profissionais.
O perfil dos usuários na era digital consta na pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil feita com 11.871 pessoas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) no ano passado.
Na avaliação dos especialistas, o número de pessoas que usam a rede pelo celular tende a crescer a cada ano, principalmente entre os jovens, que utilizam a conexão móvel para participar de redes sociais, como o Twitter, Facebook e Orkut, além de aplicativos de bate-papo e envio de e-mails.
"Se os jovens precisam de uma informação, já sabem onde conseguir na internet. E ter essa possibilidade nas mãos é uma facilidade ainda maior", diz o diretor acadêmico da Faculdade Módulo, Wagner Sanchez. De acordo com o professor, o jovem tem necessidade de estar conectado, caso contrário, poderá se sentir excluído do grupo.
O professor da Faculdade Impacta Tecnologia, Leon Kulikowski, confirma que os usuários mais novos acessam a web pelo celular como uma maneira de estarem integrados com outras pessoas. Na opinião de Kulikowski, o próximo passo será o uso da internet aliada à atividades ligadas a um volume maior de informação, como em grupos de discussão.
Trabalho
Segundo Renato de Oliveira Moraes, professor do curso de especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação da Fundação Vanzolini, não são apenas os jovens, geralmente os mais "antenados" com as novidades, que aproveitam a diversidade de recursos oferecida pelos celulares com internet. A chamada convergência tecnológica - que reúne máquina fotográfica, filmadora, computador e televisão - também é cada vez mais adotada por pessoas mais velhas para atividades profissionais.
"O profissional pode estar no aeroporto esperando um voo atrasado e continuar trabalhando. Essa interação e mobilidade no meio corporativo também só tende a crescer", completa Wagner Sanchez.
A implantação do sistema wireless (rede sem fio) em locais com grande circulação de pessoas, como terminais aéreos e shoppings, incentiva a compra de telefones com acesso à web - os chamados smartphones.
Contudo, o que dificulta uma maior popularização do serviço de internet móvel é o preço, dizem especialistas. "Tudo no celular é caro. Pelo menos a curto prazo não vejo uma tendência de queda nos preços", destaca Renato Moraes.
O preço do serviço varia de acordo com a operadora e exige pesquisa e atenção do consumidor na hora de comparar os planos oferecidos, que podem ser adquiridos separadamente ou aliados à pacotes de ligações e mensagens de texto.