NIC.br

Ir para o conteúdo
17 SET 2018

Cascavel recebe 11º edição do ABRINT na Estrada


Tarobá News - 14/09/2018 - [gif]


Assunto: Abrint na Estrada

Com crescimento de mais de 300% de acessos por meio de provedores de internet, Cascavel (PR) recebe 11º ABRINT na Estrada

Evento acontece nos dias 17 e 18 de setembro e contará com palestras sobre os principais temas do setor

A 11ª edição do "ABRINT na Estrada", sediada na cidade de Cascavel (PR), acontece entre 17 e 18 de setembro – com um minicurso do NIC.br sobre IPv6 e segurança de rede no último dia. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), tem como objetivo abordar temas relevantes para o mercado de ISPs, além de levar a tecnologia mais perto do pequeno provedor.

A cidade de Cascavel é um exemplo de destaque sobre o papel crucial desempenhado pelos provedores regionais na expansão do acesso à Internet. Segundo dados da Anatel, em 2 anos e meio, houve um aumento de mais de 300% no total de acessos realizados por provedores de internet na cidade: de 2.656 acessos em janeiro de 2015 (o equivalente a 4,6% do market share local em banda larga, enquanto o resto era dividido entre as grandes operadoras) para 11.510 em julho de 2018 (hoje 14,7% do mercado local).

O crescimento dos provedores é ainda mais notável quando o assunto são instalações de fibra óptica: em janeiro de 2017, dos 463 pontos de acesso de fibra declarados na cidade, pouco mais de 10% eram provenientes de provedores. Em julho de 2018, de 8242 pontos, 7312 são responsabilidade dos provedores (ou seja, quase 89%) – também seguindo dados divulgados pela Anatel.

"A importância do evento cresceu tanto que já estamos na 11ª edição. Trazer discussões fundamentais do setor para os pequenos provedores é essencial para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado por eles. A programação do evento ainda contará com palestras sobre temas como a diferença entre SCM e SVA, a eficiência operacional para provedores FTTH (Fiber to the Home) e as mudanças que a reforma trabalhista traz", comenta Carlos Ariel Guarisco Ferreira, conselheiro da ABRINT.

Além de temas como SCM e SVA, FTTH e reforma trabalhista, o primeiro dia do evento também contará com palestras sobre segurança e infraestrutura da internet, inteligência de dados na estratégia de crescimento do provedor, regras para o uso de equipamentos homologados e alternativas para uma operação saudável em tempos de escassez de IPv4.

No segundo dia do evento, 18 de setembro, os provedores poderão acompanhar um curso introdutório sobre o IPv6, a versão mais atual do protocolo de internet, que substitui o IPv4, e outro sobre boas práticas de roteamento e segurança para provedores. Os dois temas serão apresentados por Antônio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

"O iminente esgotamento de endereços devido ao avanço do IPv4, a utilização do IPv6 e as formas de aperfeiçoar a segurança e a resiliência do sistema de roteamento na internet são alguns dos temas que se destacam na programação. Queremos informar os participantes sobre os assuntos mais importantes do setor e esses tópicos não podem ficar de fora", esclarece Ferreira.

O evento é destinado a todos os provedores regionais associados da ABRINT e não associados. A inscrição pode ser feita através deste link e basta levar 1Kg de alimento não perecível para participar. Toda a arrecadação será doada para uma instituição de caridade local.

Agenda

"ABRINT na Estrada" – Cascavel (PR)

Datas: 17 e 18 de setembro de 2018

Horário: a partir de 08h (Horário local)

Local: Churrascaria Portal - Espaço Portal, Rodovia BR-277, Km 586, s/n, Cascavel Velho, Cascavel - Paraná

Inscrições: https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-cascavel/inscricao

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos regulatórios e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo o Ministério das Comunicações, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país. Para a Anatel, juntos, eles formam a quarta maior empresa de comunicação do Brasil, segundo a Anatel.