NIC.br

Ir para o conteúdo
24 AGO 2000

Brasil tem 300.000 domínios






Arquivo do Clipping 2000

Veículo: TCInet
Data: 24/08/2000
Assunto: registro de domínios

Número eleva país ao oitavo lugar no ranking mundial

Fernanda Galvão

O .br é o oitavo registro mais popular do mundo, com 300.000 domínios sob as duas letras. O número foi apresentado hoje na Comdex pelo professor Demi Getschko, membro do Comitê Gestor da Internet. Getschko confirmou ainda que está assumindo a direção de tecnologia do portal iG, conforme antecipado pelo TCInet.

O professor ressaltou que o modelo brasileiro de registro de domínios tem se mostrado bastante eficiente no que diz respeito às disputas judiciais. "Nos Estados Unidos não sabemos se o esporte nacional é o baseball ou a resolução de problemas na Justiça", brinca.

Para Getschko, um dos problemas que agrava a questão marcas x domínios é a existência de homônimos. "Não adianta cruzar os dados da Fapesp com os do INPI. Se alguém registrar a marca alfa pode haver um banco ou uma loja com o mesmo nome. De quem seria o direito de uso neste caso?",opina.

Getschko falou ainda que, até o final do ano, deverá ser resolvida a distribuição de endereços sob o registro regional LACNIC, que está sendo criado pelo Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) para aumentar a base de domínios para a região. A divisão dos endereços deverá resultar de acordo entre os países membros.