NIC.br

Ir para o conteúdo
25 OUT 2004

Brasil tem 18 mil domínios congelados






Arquivo do Clipping 2004

Veículo: IDG Now!
Data: 25/10/2004
Assunto: Comitê Gestor

O Brasil contabiliza atualmente cerca de 18 mil domínios de internet congelados, ou seja, endereços que, por falta de pagamento, deixaram de ser propriedade de um determinado usuário e estão em um processo de liberação.

O número representa 3% dos 600 mil domínios existentes no País, segundo o Registro.BR, órgão responsável pelo cadastramento dos endereços.

De acordo com Demi Getschko, conselheiro do Comitê Gestor da Internet do Brasil - órgão que controla o Registro.BR - , o processo de congelamento dura cerca de 90 dias, e após este período, o endereço é exposto para outros eventuais interessados. "Caso não existam candidatos, o domínio fica de posse do CGI.br (Comitê Gestor) e pode ser oferecido ao primeiro interessado que chegar. Se existir uma pessoa interessada, o domínio é imediatamente direcionado", diz.

O grande problema que cerca a questão dos domínios congelados, segundo especialistas, é o processo de liberação nos casos em que dois ou mais candidatos concorrem para um único endereço.

"Caso existam vários interessados, o CGI.br não tem como definir quem tem prioridade. Assim, o domínio vai passando pelos diversos processos de liberação, e caso em algum deles exista apenas um candidato, este receberá a propriedade, caso contrário, o endereço pode continuar permanentemente congelado", afirma.

Na opinião de Marco Antonio Gonçalves, especialista em Tecnologias Internet, o processo de bloqueio - que existe com dois ou mais candidatos - prejudica as empresas ou usuários que realmente têm interesse nos domínios congelados. "A melhor forma de não prejudicar os reais interessados seria ouvir todas as partes, dialogar e chegar a uma conclusão", ressalta.

Gonçalves aponta ainda que em países com extensão ".com" os casos de suspensão de um determinado domínio por inadimplência leva à liberação imediata do endereço, algo que poupa os desgastes e os conflitos do processo atual.

Já Getschko acredita que os mecanismos em vigor atualmente dão maior chance aos proprietários de retomar o uso normal do domínio. "Primeiramente o proprietário recebe uma notificação sobre a inadimplência. Depois de 90 dias começa o processo de congelamento, em que ele pode se manifestar novamente. Só depois então, de seis meses, é que o domínio é exposto aos candidatos", diz.

Forma alternativa

Embora não considere como um problema o caso dos domínios congelados, o Comitê Gestor vem testando um mecanismo que pode beneficiar candidatos a um endereço com vários interessados.

Trata-se de uma manifestação de "direitos presumidos", ou seja, uma empresa que, por exemplo, considera-se de certa maneira vinculada com um certo domínio pode apresentar documentos que comprovem essa relação, e a partir daí, obter benefícios frente aos outros concorrentes, caso o CGI.br julgue procedentes as alegações.

Tal mecanismo foi testado no primeiro semestre do ano, durante um dos processos de liberação de domínios. De acordo com o conselheiro do Comitê Gestor, atualmente cerca de 90% dos endereços em processo são liberados.

O Brasil registra mensalmente cerca de 20 mil domínios.