NIC.br

Ir para o conteúdo
05 ABR 2019

Brasil propõe gestão compartilhada do domínio '.amazon'


Convergência Digital - 4/4/2019 - [gif]


Assunto: .AMAZON

O Brasil propôs nesta quarta-feira, 03/04, que o domínio de internet “.amazon” tenha gestão compartilhada pela varejista online Amazon com todos os países que fazem fronteira com a Floresta Amazônica.

A Amazon.com está há sete anos tentando assegurar o domínio para si, mas tem encontrado resistência de oito países da bacia do Amazonas que se opõem ao uso exclusivo do domínio pela varejista online.

“Como uma solução de compromisso para a questão ‘.amazon’, nós propomos nossa participação na governança deste território digital, com uma visão de salvaguardar e promover a herança natural, cultural e simbólica da região amazônica na internet”, disse à Agência Reuters, o secretário-geral de Relações Exteriores, Otávio Brandelli.

“Este seria um mecanismo inovador, criando um precedente positivo de parceria público-privada no desenvolvimento da governança da internet”, completou. Em fevereiro, o Comitê Gestor da Internet do Brasil divulgou uma nota pública onde solicitava o adiamento da decisão para que houvesse mais prazo para uma negociação entre as partes.

Na nota, o CGI.br endossa a posição do governo brasileiro de pedir o adiamento  da decisão definitiva sobre a candidatura do .AMAZON para a ICANN 65, "com vistas a permitir que os oito países amazônicos e a empresa Amazon encontrem uma solução mutuamente aceitável”. O ICANN 65 acontecerá de 27 a 29 de junho, no Marrocos.