NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

Brasil é o sexto país no mundo em domínios próprios






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: W News
Data: 24/10/2006
Assunto: Domínios

O número de domínios .br deve crescer 20% ao ano nos próximos anos, declarou o professor Hartmut Glaser, um dos diretores do Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do .br), entidade que coordena a distribuição de domínios no Brasil. Atualmente, o país alcançou a marca de um milhão de domínios .br registrados, o que o coloca no sexto lugar do mundo em domínios próprios. O Brasil só fica atrás de países como a Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos.

"A Alemanha possui 10 milhões de domínios próprios com a extensão com .de, no entanto, ela possui metade da população brasileira, isso significa que o Brasil tem um enorme potencial de crescimento em relação aos seus domínios .br", justifica Glaser.

Do total de domínios .br, 91,6% possui a extensão .com, referente à Internet comercial. "O .com é o mais popular por que refere-se a comércio e compra, além de ter sido um dos primeiros domínios brasileiros a ser disserminados", explicou o professor. O segundo lugar é dos domínios .org.br, com 2,7%, seguido por registros de pessoas jurídicas, com 2,5% e pessoas físicas com 3,2%.

Domínios de blog

Segundo Glaser, o Nic.br já contabilizou duas mil reservas para o registro de endereços de blogs. O serviço, lançado recentemente pela entidade, permite que usuários de blogs, fotologs e sites do gênero registrem uma URL fixa de forma que o endereço do site seja mantido independente do provedor que o usuário contrate. O direito de reserva foi garantido, primeiramente, para os internautas que já possuem blog.

"Agora, estamos em fase de análise, verificando se existe alguma solicitação repetida entre as reservas feitas. Em breve abriremos as inscrições para todos os interessados", informou Glaser. Assim como os domínios .com e .org, também oferecidos pelo Nic.br, os usuários de blog também não pagam nada para reservar, se inscrever ou registrar um domínio. A única coisa que é cobrada pela entidade é uma taxa anual de manutenção do endereço no valor de R$ 30.