NIC.br

Ir para o conteúdo
27 MAR 2013

Brasil deixa ranking do envio de spams






Folha de Pernambuco - 27/03/2013 - [ gif ]
Assunto: Spam

Conquista é resultado de um projeto iniciado em 2005

Há quatro anos, o Brasil era o campeão entre os países que mais enviavam spams em todo mundo. De acordo com as estatísticas da lista Composite Blocking List (CBL), que atualiza diariamente dados referentes aos números de protocolos da internet, os IPs, essa realida­de mudou positivamente. Atualmente, o Brasil ocupa a 12ª posição no ranking. Segundo a CBL, o número de mensagens publicitárias não desejadas que bombardeiam as caixas de entrada caiu em mais de 1 milhão. Enquanto em 2009 estas mensagens representavam 17% dos IPs listados, agora o total é de 2%.

A conquista é resultado do programa de Gerência de Porta 25, lançado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) em 2005. O projeto, finalizado em 2012, teve como principal objetivo por em prática uma série de acordos que visavam à redução de envio de spams enviados por consumidores domésticos através do bloqueio da Porta 25, principal entrada das mensagens inconvenientes.

Segundo o conselheiro do CGI.br, Henrique Faulhaber, os resultados são extremamente positivos. “Estamos acompanhando os dados e nos últimos seis meses a evolução foi muito boa, claramente influenciada pela fase final da adoção da medida”, afirma. Apesar da conquista, a expectativa é decrescer ainda mais no ranking. “Possuímos uma rede grande e a aplicação da medida às redes residenciais brasileiras precisa ocorrer continuamente”, ressalta o conselheiro.

Contudo, as ações do Comitê Gestor para reduzir o número de mensagens maliciosas não se limitam ao bloqueio da Porta 25. Como exemplo, é possível destacar a campanha permanente promovida pelo site (antispam.br) e a Cartilha de Segurança para Internet (cartilha.cert.br), produzida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

“Dessa forma, usuários brasileiros poderão utilizar a rede de forma cada vez mais segura”, complementa Faulhaber. Ainda segundo o estudo da CBL, a líder no envio de spams é a China, com 3,2 milhões de IPs spammers (35%). Em seguida, aparecem Índia, Vietnã, Rússia, Bielorrússia, Irã e Estados Unidos.