NIC.br

Ir para o conteúdo
21 OUT 2003

As armadilhas da rede






Arquivo do Clipping 2003

21 de outubro de 2003

Veículo: Jornal Hoje

O golpe do e-mail falso. O Jornal Hoje mostrou há duas semanas o perigo dos e-mails que levam o internauta aos sites clonados de bancos e empresas de comércio eletrônico. Essas mensagens, que provocam prejuízo para todo mundo, não param de circular na internet.

A invasão não foi na fábrica nem no escritório da confecção. Os ladrões entraram no computador da empresa pela internet. Em uma tacada, roubaram R$ 31 mil da conta bancária. Mesmo com novas senhas e programas de segurança eles voltaram mais duas vezes. O banco devolveu tudo e a conta foi encerrada. Eu me sinto vigiada. Eu sinto que tem alguém vigiando meus passos reclamou a empresária Adriana Uchôa.

Sem saber de onde veio o ataque, Adriana agora só abre e-mail de conhecidos, que ligam antes avisando. Os criminosos da internet deixam rastros. Mas a própria dinâmica e o tamanho da rede ajudam quem quer se esconder. Existem cerca de 45 milhões de sites no mundo. Só no Brasil, são mais de 500 mil. E 800 novos criados a cada dia.

O Registro de Domínios Brasileiro controla todo endereço terminado em ponto br. O acesso é público e permite checar os responsáveis pelos sites. No da Xuxa, o nome é o da artista. No do PT, o do ministro José Dirceu. No de Ronaldinho Gaúcho aparece um irmão do craque. Os endereços ponto com, sem o br, registrados fora do Brasil, não tem tanto controle e o rastreamento é mais difícil. É bom deixar claro que isso não significa que todo site ponto com é suspeito. A grande maioria dos registros da internet são registros lícitos esclareceu o coordenador de registros brasileiros Frederico Neves.

Os ilícitos costumam atrair o internauta com e-mails chamativos, oferecendo vantagens. Eles conduzem a páginas clonadas de bancos e outras empresas. Uma letra trocada, por exemplo, um L no lugar do I, confunde e disfarça a falsificação. O diretor de uma empresa que hospeda milhares de sites dá mais uma dica: olho no cadeado de segurança na hora de trocar informações.

Aquilo é essencial porque protege as suas informações enquanto elas trafegam explicou o diretor do provedor Gilberto Mautener.

Uma cartilha esclarece dúvidas sobre segurança na internet e o site Registro. br permite ao internauta checar os responsáveis pelas páginas na web.