NIC.br

Ir para o conteúdo
27 NOV 2018

3º Encontro Brasileiro de Governo Aberto debate crise democrática e responsabilidade ambiental


Jornal Dia a Dia - 26/11/2018 - [gif]


Assunto: III Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Open Knowledge Brasil ajuda a organizar debates no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo

Nos dias 4 e 5 de dezembro será realizado no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasi), no centro de São Paulo, o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto. O evento trará temas atuais como a ética e abordagens às questões ambientais e a promoção de equidade de gênero via ferramentas de governo aberto e acesso à informação.

O encontro reune membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, iniciativa privada, movimentos sociais, universidades e cidadãos para debater e trocar experiências sobre os desafios para a promoção da transparência, da participação, da prestação de contas e das novas tecnologias no Brasil. O evento ainda fortalecer as relações entre as entidades em busca de um impulso democrático na governança das políticas públicas.

Na programação, que conta com atrações internacionais, os participantes terão debates e atividades sobre dados abertos, gestão, privacidade, inteligência artificial, participação social, transparência ambiental, entre outros temas. A expectativa é de se debater novos desafios e o que pode ser feito para fomentar ainda mais a prestação de contas e o uso da tecnologia e da participação popular.

Os encontros realizados em 2016 e 2017 em São Paulo contaram com ampla participação e promoveram uma intensa troca de experiências sobre o tema.

O sucesso das duas últimas edições motivou a realização desse terceiro encontro, bem como a proposta de aprofundar as discussões temáticas e a ampliação dos parceiros envolvidos em sua realização.

As atividades neste ano serão registradas e disponibilizadas em vídeo a fim de aumentar o alcance dos debates e contribuir ainda mais com o desenvolvimento da pauta de governo aberto no Brasil.

O III Encontro Brasileiro de Governo Aberto é uma organização da Agenda Pública, Artigo 19, Ceweb.br/NIC.br, Fast Food da Política, Fórum de Gestão Compartilhada, Imaflora, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Open Knowledge Brasil, e Prefeitura do Município de São Paulo – Controladoria Geral do Município e São Paulo Aberta.

SERVIÇO:

III Encontro Brasileiro de Governo Aberto
Programação: https://governoaberto.sched.com/
Local: CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo
Data: 4 e 5 de dezembro

SOBRE A OPEN KNOWLEDGE BRASIL:

Criada em 2013, a Open Knowledge Brasil (OKBr) – também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre – é, no Brasil, o braço da Open Knowledge Internacional, já presente em 66 países.

É uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, que utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, projetos, análises de políticas públicas e jornalismo de dados, além de promover o conhecimento livre nos diversos campos da sociedade.

Na esfera política, tem como meta tornar a relação entre governo e sociedade mais próxima e transparente.

A promoção do saber é a principal bandeira da Open Knowledge Brasil. A organização acredita que o conhecimento deve estar presente em todo o cotidiano – tanto no online quanto no off-line – por sua capacidade de gerar grandes benefícios sociais. Conhecimento livre é qualquer bem – seja conteúdo, dados ou informação em geral – que qualquer um tem condições de usar, reutilizar e redistribuir sem restrições.

Além de organizar eventos e cursos voltados à transparência de dados, a Open Knowledge Brasil desenvolve e apoia projetos independentemente ou em parceria com outras organizações.