NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUL 2008

PTTMetro garante estabilidade e maior velocidade entre as redes conectadas




Projeto do NIC.br mostra a importância de ações que garantam a troca de tráfego entre empresas e operadoras

O PTTMetro (PTT — Ponto de Troca de Tráfego), projeto do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que viabiliza a infra-estrutura necessária para a interconexão direta entre as diversas redes formadoras da Internet brasileira, atualmente está presente nas regiões metropolitanas que apresentam intensa troca de tráfego. Com ele os participantes garantem estabilidade, segurança e maior velocidade na transmissão de dados, evitando possíveis inconvenientes quando acontecem interrupções na conexão Web.

“Com a crescente utilização da Internet para a prestação de serviços, projetos que garantam estabilidade de acesso se tornam cada vez mais indispensáveis”, explica Milton Kaoru Kashiwakura, gerente do CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações) e coordenador técnico do PTTMetro. Por permitir que os participantes troquem tráfego ou tenham trânsito por meio de sua infra-estrutura com demais players, o PTTMetro possibilita que a qualidade de conexão dos envolvidos seja mantida, mesmo quando há pane em uma rede.

Com os problemas de conexão à Internet enfrentados em São Paulo, mais de 400 Mbps foram utilizados no PTTMetro para manter a qualidade nas redes dos participantes na cidade. O que possibilitou que as empresas e provedores que tem conectividade com a Internet por duas ou mais saídas fossem poucos afetados.

Outra vantagem deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não por meio de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. Possibilita, ainda, mais controle com relação à entrega de dados o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo. Segundo Milton, ”vale ressaltar que o limite de tráfego da rede brasileira não está no limite e não corremos o risco de um apagão geral. O que temos de fazer é buscar alternativas que evitem ponto único de falha”.

Mais sobre o PTTMetro

Um PTTMetro é uma interligação em área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não por meio de redes de terceiros. Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega de seu tráfego, o que resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes.

Para mais informações acesse: http://www.ptt.br/.

Sobre o CEPTRO.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é o órgão do NIC.br responsável pela execução de projetos aprovados pelo CGI.br e relacionados à Tecnologia de Redes e Operações na Internet. Cabe a ele desenvolver estudos que permitam a inovação e a melhoria do nível de qualidade técnica no uso da Internet, bem como pesquisar tecnologias de redes que estimulem a disseminação da Internet no país, buscando constantemente oportunidades para agregar valor a bens e serviços vinculados à Internet. Além do PTTMetro, o CEPTRO.br possui o projeto Network Time Protocol — NTP.br (http://ntp.br/), que define um jeito para um grupo de computadores conversarem entre si e acertarem seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira.

Para mais informações acesse: http://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (http://www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br (http://www.ptt.br) e com o Network Time Protocol — NTP.br (http://ntp.br/), e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Para mais informações acesse: http://www.s2.com.br ou http://www.nic.br.

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br