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21 JUL 2008

Pesquisa revela crescimento no número de sites eleitorais




Pesquisa acadêmica realizada com dados do CGI.br mostra aumento de 272,9% do domínio can.br nas últimas eleições para vereador e prefeito

O uso de sites eleitorais no Brasil tem aumentado nos últimos anos, mas a maioria dos candidatos conectados à Internet ainda são os concorrentes dos principais partidos aos cargos mais importantes da administração pública nacional. Essa é uma das conclusões de pesquisa realizada na Pós-Graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O trabalho foi coordenado pelo professor da instituição, Carlos Marcos Batista, e pelo pesquisador Francisco Brandão.

O trabalho utiliza a relação de sites registrados por candidatos sob o domínio "can.br", criado nas eleições municipais de 2000. Naquele ano, foram registrados 590 sites. Em 2004, o número mais que triplicou, alcançando 2,2 mil domínios —um crescimento de 272,9%. Na comparação das eleições estaduais e federais de 2002 e 2006, a evolução é ainda maior, com um salto de 542 para 2.639 sites —aumento de 386,9%.

Diferenças por vaga
O aumento do número de sites nas eleições federais e estaduais é ainda mais significativo em relação ao das eleições municipais se comparado ao número total de candidatos. No ano 2000, apenas 0,2% dos candidatos a prefeito e vereador tinha site eleitoral, passando em 2004 para 0,6%. Já nas eleições federais e estaduais, o aumento foi de 3,2% em 2002 para 14,5% em 2006.

Os percentuais também variam de acordo com a vaga disputada no último pleito: 62,5%, para os candidatos a presidente; 43%, para governador; 29,8%, para senador; 18,6%, para deputado federal; e 12,1%, para deputado estadual e distrital.

Conforme a Resolução TSE 22.718/2008, está disponível o registro de domínios can.br para a campanha eleitoral 2008. “Por conta das alterações nas leis da propaganda eleitoral acreditamos que o crescimento desse domínio seja ainda maior este ano. Já temos mais de 2,5 mil domínios registrados até o momento”, afirma Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Registro.br. No site da entidade há a evolução dos domínios can.br: http://registro.br/stat/can.br.html.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas com Francisco Brandão, pesquisador da UnB, pelo e-mail: 

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O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (www.ceptro.br) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br (www.ptt.br) e com o Network Time Protocol — NTP.br (www.ntp.br/), e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

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