NIC.br

Ir para o conteúdo
13 MAR 2017

NIC.br, Unicef e SaferNet debatem direitos das crianças e adolescentes na era digital




Painéis com a professora britânica Sonia Livingstone estão entre os destaques da programação

As experiências internacionais mais recentes relacionadas à produção de conhecimento sobre crianças e adolescentes on-line e sobre como as políticas públicas incorporam essa temática serão debatidas no próximo dia 04 de abril, em São Paulo. Com a participação de renomados especialistas – entre eles, a professora Sonia Livingstone, da London School of Economics (LSE), o seminário “Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas” é realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em conjunto com o UNICEF e a SaferNet, e apoio do Instituto Alana. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do sítio do evento. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

A proposta do encontro é reunir gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil em um intercâmbio de experiências. "Esta será uma grande oportunidade para debater questões cruciais no contexto das políticas públicas: como garantir o acesso universal às tecnologias digitais e, ao mesmo tempo, promover a participação e proteção das crianças no ambiente on-line. Além disso, discutiremos as inovações metodológicas em pesquisas que monitoram os impactos dos dispositivos digitais na vida das crianças e seu papel de alimentar políticas públicas", esclarece Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e um dos debatedores do evento.

O painel de abertura e a conferência principal serão dedicados às apresentações de Sonia Livingstone, reconhecida internacionalmente por seus livros, estudos e trabalhos que tratam dos riscos e oportunidades no ambiente on-line, especialmente para crianças e jovens. A professora da LSE analisará, durante o evento, como os direitos das crianças estão sendo reconfigurados em consequência da disseminação das redes digitais e como identificar e proteger os interesses da criança on-line.

Ainda sobre a proteção dos direitos da infância, o encontro terá um debate multissetorial com a participação de representantes da sociedade civil, setor privado, Governo Federal e organismo internacional. A programação completa está disponível no sítio: http://cetic.br/seminario-crianca-adolescentes/

Anote na Agenda
Crianças e adolescentes na era digital: novas perspectivas para as políticas públicas
Data: 04 de abril (terça-feira)
Horário: 9h30
Local do evento: Sede do NIC.br
Endereço: Av. das Nações Unidas, 11.541, Mezanino - São Paulo, SP
Endereço web: https://www.youtube.com/user/NICbrvideos

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.