NIC.br

Ir para o conteúdo
24 OUT 2006

NIC.br lança Cartilha de Segurança para Internet em formato de livro




Versão 3.1 do documento traz recomendações e dicas de como o usuário deve se proteger de possíveis ameaças e das inseguranças da rede

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ), entidade civil sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), anuncia a versão 3.1 da Cartilha de Segurança para Internet, documento produzido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil CERT.br ( www.cert.br ), atividade mantida pelo NIC.br e responsável por receber, analisar e responder aos incidentes de segurança em computadores, envolvendo redes conectadas à internet brasileira.

A Cartilha de Segurança para Internet é composta por recomendações e dicas sobre como o usuário deve se comportar para se proteger de possíveis ameaças na rede. “Esperamos que este documento ajude as pessoas não só a compreender os perigos existentes neste tipo de ambiente, mas também a ajudar a manter o sistema mais seguro. É preciso lembrar que é muito importante ficar sempre atento ao usar a internet, pois somente aliando medidas técnicas a boas práticas, é possível atingir um nível de segurança que permita seu pleno uso”, explica Cristine Hoepers, Analista de Segurança do CERT.br.

Estruturado em oito partes e dividido com conteúdos de diferentes áreas, o livro também conta com um glossário,que apresenta o significado de diversos termos usados na Cartilha, um checklist, que pode ser utilizado como um guia rápido para conferir se as boas práticas estão sendo seguidas como prevenção contra os problemas mais freqüentes na internet.

No primeiro capítulo os leitores encontram os “Conceitos de Segurança”. Já a segunda parte, chamada “Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção”, são abordados os diversos programas para aumentar a segurança de um computador e as medidas preventivas no dia-a-dia da internet. Em “Privacidade”, nome da terceira parte da Cartilha, discute-se as questões relacionadas ao sigilo do usuário, especialmente os cuidados que se deve ter com os dados pessoais.

O documento também conta com conteúdo para ações contra fraudes na Int ernet que são explicados no quarto capítulo e que expõem medidas preventivas que devem ser adotadas no acesso a sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. A parte cinco do livro, chamada Redes de Banda Larga e as Redes Sem Fio (Wireless) é dedicada a esse tipo de usuário e discute as implicações de segurança e os métodos de prevenção peculiares a estes ambientes. O Spam, mal causado a maioria das pessoas que usam a rede mundial de computadores, também tem uma parte dedicada na Cartilha, onde são abordadas as questões que possam ter implicações de segurança e métodos de prevenção.

Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede são temas tratados no capítulo sete, que fala sobre as técnicas de detecção e recomendações de como proceder para notificar ataques recebidos. No último capítulo do livro (oitavo), o usuário encontra as informações detalhadas dos tipos mais comuns de Códigos Maliciosos (Malware), os quais podem infectar os computadores, dando ênfase na ameaça que cada código oferece e quais são as medidas de prevenção específicas para cada caso.

O livro completo pode ser baixado, gratuitamente em versão PDF, ou acessado em versão HTML, em http://cartilha.cert.br/ . Também estão disponíveis para download cada uma das partes, separadamente, e dois folders com dicas e a versão em HTML.

Sobre a Cartilha de Segurança na Internet

A Cartilha de Segurança na Internet 1.0 foi criada no ano 2000 com o objetivo de ser um guia com informações sobre segurança e que pudesse ser usado como referência pelos diversos setores usuários de Internet. Em 2003, com a versão 2.0, o documento foi revisado e foram inclusos novos tópicos, como assuntos sobre fraudes na Internet, banda larga, redes sem fio, spam e incidentes de segurança. Já na versão 3.0, de 2005, a Cartilha continuou com sua estrutura, mas, devido à evolução da tecnologia, novidades foram inseridas. Foi criada uma parte específica sobre códigos maliciosos, expandido o item que tratava de segurança de redes sem fio e incluídos tópicos específicos sobre segurança em dispositivos móveis, como telefones celulares e computadores de mão. Na versão 3.0 foi incluído o folheto com dicas básicas para proteção contra as ameaças mais comuns. A última versão da Cartilha é a 3.1, que trouxe o diferencial de ser em formato de livro, justamente para facilitar a leitura e a impressão do conteúdo completo.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Entidade: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -NIC.br
Fonte: Mariana Balboni, Assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) – jessica@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br