NIC.br

Ir para o conteúdo
01 AGO 1999

Comitê Gestor incentiva o uso de novas tecnologias na Internet




Reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes do CGI.br terá transmissão com uso de tecnologia Multicast

A 9ª Reunião do Grupo de Trabalho - Engenharia e Operação de Redes do Comitê Gestor trará uma novidade para toda a comunidade da Internet. O encontro, que acontece às 14h, do dia 19 de agosto, na Comdex de São Paulo, será transmitido via Multicast.

Essa tecnologia permite a um transmissor enviar informações para vários receptores simultaneamente, de forma mais eficiente e com melhor qualidade que as demais tecnologias disponíveis. Estas informações podem ser tanto áudio e vídeo como outras mídias.

Esta será a primeira transmissão pública, no Brasil, em larga escala usando o Multicast.

Esta iniciativa, que visa incentivar e promover novas tecnologias na Rede, já conta com o apoio e participação das seguintes instituições:

ANSP, RedeRio, Redeminas, RNP, Rede Tche, (Redes acadêmicas)
Fapesp, Faperj, (Financiadoras)
Telemar, Embratel, Netstream (Carriers)
Intel, NortelNetworks, Cisco Systems (Fabricantes)
Abranet e ANPI (Associações)

A Embratel fornecerá um enlace de 2Mb/s dedicado somente a transmissão da reunião e fará a distribuição dos túneis (circuitos virtuais) da transmissão. Já a Intel fornecera as estações para a transmissão.

Os provedores e instituições que quiserem receber a transmissão Multicast (áudio e vídeo) devem entrar em contato com Reinaldo Penno Filho, pelo e-mail: reinaldo@ieee.org.

O mesmo e-mail deve ser utilizado por pessoas que quiserem apresentar algum trabalho, proposta técnica ou palestra na reunião com o título, duração (no máximo 45 minutos), nome do apresentador, instituição e ementa.

Mais informações no site do GT-ER ( www.gt-er.cg.org.br ).

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados, assegurar justa e livre competição entre provedores e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Telefone: (061)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br