NIC.br

Ir para o conteúdo
09 SET 2007

CGI.br e Ministério da Cultura assinam memorando de intenções para fomentar conteúdos digitais




Comissão de Trabalhos de Conteúdos do CGI.br propõe ações para aumentar a quantidade e a qualidade de informações online sobre a cultura brasileira

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br ( http://www.cgi.br ), por meio da CT–Conteúdos, Comissão de Trabalhos de Conteúdos, e o Ministério da Cultura participam hoje, às 16h, em Brasília, da assinatura do memorando de intenções de cooperação em projetos de conteúdos digitais. O documento reflete os resultados de discussões e trabalhos realizados por diversas organizações públicas e privadas, que compartilham da mesma opinião: a produção cultural acessível de forma ampla à sociedade é fator fundamental para o desenvolvimento, educação e qualidade de vida da população brasileira.

Na ocasião, serão apresentados propostas de diretrizes estratégicas e um programa de ação de curto prazo, com a presença de Augusto César Vieira Gadelha, coordenador do CGI.br; e Gilberto Gil, Ministro da Cultura; além de diversos representantes de órgãos do governo, do setor privado e da sociedade civil.

Para Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da CT-Conteúdos, este tema é de vital importância para o desenvolvimento não só da rede, mas principalmente da cultura, educação e valorização de nossa própria identidade. “Estamos comprometidos a somar esforços para o aprofundamento dos debates, a criação de projetos e a aplicação prática dos mesmos, com o objetivo de nos inserirmos, cada vez mais, na sociedade de informação”.

O documento assinado hoje deve servir como ponto de partida para o estabelecimento de prioridades para ações de curto prazo, e propostas de planos de execução na forma de projetos-pilotos que possam gerar aplicações estruturantes com efeito de demonstração utilizando o conteúdo já existente na Internet. O documento está aberto para receber adesões das instituições públicas, privadas e da sociedade civil que se identifiquem com estes compromissos.

O memorando de intenções está disponível, na íntegra, em:
http://cg-conteudos.cgi.br/memorando-de-intencoes



Sobre a CT-Conteúdos
A CT-Conteúdos surgiu da estratégia do CGI.br de investir em projetos de fomento e difusão de conteúdos digitais em língua portuguesa. Assim, o foco em conteúdos está amparado na própria missão do CGI.br no Brasil, que é a de recomendar e apoiar iniciativas relevantes para o desenvolvimento da Internet no país.

“Não queremos valorizar somente o que ganhou reconhecimento no passado, mas principalmente dar valor e espaço à cultura contemporânea que muitas vezes já nasce digital”, acrescenta Faulhaber.

Mais informações sobre os trabalhos da CT-Conteúdos em:
http://cg-conteudos.cgi.br/

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/ .


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio ( Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil ( CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego ( PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação ( CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - http://www.s2.com.br
Claudia Fuji - claudiam@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br