NIC.br

Ir para o conteúdo
01 JUL 1999

Bresser Pereira participa de reunião do Comitê Gestor




Ministro da Ciência e Tecnologia reconhece métodos de trabalho e ações do CG

A reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada no dia 7 de julho, em Brasília, contou com a participação especial do ministro da Ciência e Tecnologia, Bresser Pereira. O ministro esteve presente durante a manhã onde teve a oportunidade de conhecer os métodos de trabalho e ações mais recentes do CGI.br.

Esta foi a primeira vez que um Ministro de Estado participou da reunião. Na oportunidade, Bresser Pereira pediu contribuições para a indicação dos novos membros que serão designados para compor o CGI.br a partir de agosto, mês em que termina o mandato atual.

Nas discussões que se seguiram, o CGI.br reconheceu e reforçou a importância de levar seus documentos à discussão pública antes da aprovação final. O primeiro documento a ser aberto para a comunidade foi sobre as Recomendações para o Desenvolvimento e Operação da Internet no Brasil. O texto permaneceu disponível para consulta por 10 dias, período em que mais de mil usuários colaboraram com críticas e sugestões.

"É importante que a comunidade participe das decisões que nortearão a Internet no Brasil. O CGI.br está totalmente aberto a esta participação", afirma o secretário executivo do CGI.br, Raphael Mandarino.

Em função da concreta contribuição dos internautas, o CGI.br decidiu estender o prazo para que os usuários possam apresentar sugestões para o documento que trata das Diretrizes para Alocação e Designação de Números IP. O texto está disponível no site do CGI.br (www.cgi.br).

Ficou decidido, ainda, que o Brasil tem condições para indicar um candidato para compor o board da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade mundial responsável pela administração da Web.

SEGURANÇA

Como forma de coibir invasões e ataques via Internet, além de incentivar a participação dos provedores de acesso na busca aos responsáveis pelas violações, o CGI.br passará a divulgar em seu site, lista atualizada com o nome dos provedores que não têm dado resposta às solicitações de informações sobre segurança enviadas pelo Grupo de Trabalho de Segurança.

Isso porque, para que o GTS possa levar a cabo a tarefa de auxiliar no rastreamento dos problemas de segurança é imprescindível a colaboração dos envolvidos fornecendo informações e, eventualmente, agindo em conjunto com o próprio GTS.

Todas as vezes que há uma denúncia, o provedor onde a violação foi originada recebe um pedido de esclarecimento por parte do GTS e muitos não têm dado qualquer atenção ao fato.

Como forma de reconhecimento pelo seu trabalho, os membros do GTS foram convidados a integrar o High Technology Crime Investigation Association (HTCIA), entidade com sede nos Estados Unidos, que investiga crimes cometidos por meios tecnológicos.

RH

Outra preocupação do CGI.br diz respeito à falta de recursos humanos devidamente qualificados para trabalhar com a Internet. Segundo a responsável pelo Grupo de Trabalho de Formação de Recursos Humanos do CGI.br, Liane Tarouco, "muitos ataques e invasões acontecem porque o administrador da rede não sabe configurar adequadamente seus recursos de segurança, como o firewall".

Para minimizar estes problemas, o GT pretende aperfeiçoar, ampliar e complementar seus cursos online, além de desenvolver novos cursos em áreas com demanda de treinamento como: Internet 2, roteamente e segurança. Em agosto será realizado um curso de Segurança de Redes, a distância, via Internet para administradores de sistemas.

REDES

O CGI.br reconheceu efetivamente a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) como o primeiro Ponto de Troca de Tráfego (PTT) da Internet no Brasil.

Além disso, foi ratificada a contratação de um profissional para realizar pesquisas estatísticas sobre a Web brasileira. A novidade fica por conta do incentivo e investimento no IP-Multicast, tecnologia que permite a um transmissor enviar informações para vários receptores simultaneamente, de forma eficiente e com qualidade. Estas informações podem ser tanto áudio e vídeo como outras mídias.

A primeira transmissão pública em larga escala usando IP-Multicast será a da reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia de Redes sobre Operação e Administração de PTT, durante a Comdex de São Paulo, no dia 19 de agosto, a partir das 14h.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados, assegurar justa e livre competição entre provedores e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Telefone: (061)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br