NIC.br

Ir para o conteúdo
12 NOV 2015

No último dia, IGF 2015 aprofunda debate sobre governança da Internet




Acompanhe ao vivo as atividades do CGI.br e NIC.br no encerramento do evento

Após quatro dias de debates entre representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, o 10º Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês), realizado em João Pessoa, chega ao fim com uma programação intensa. Membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) farão parte de diversas atividades durante esta sexta-feira (13), que envolvem discussões sobre a jurisdição da Internet e cooperação na América Latina e Caribe. Desde segunda-feira (9), cerca de cinco mil pessoas participam de encontros pautados pelo tema Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável.

A partir das 9h (horário de João Pessoa), membros do CGI.br estarão reunidos em dois workshops: na sala 9, no debate “Governança da Internet Nacional e Transnacional: Jurisdição” e na sala 7, juntamente com profissionais do NIC.br, em discussão sobre a sustentabilidade dos pontos de troca de tráfego, ou Internet Exchanges (IXPs) no mundo em desenvolvimento. Ainda durante a manhã, às 11h (horário de João Pessoa), o Comitê Gestor irá analisar, na sala 4, um estudo de caso de cooperação multissetorial. No mesmo horário, irá contribuir com as discussões na sala 2 sobre o Dia da Internet Segura (SID na sigla em inglês), e debater sobre como aumentar a cooperação na América Latina e Caribe, na sala 10.

As discussões continuam no período da tarde: às 14h (horário de João Pessoa), o NIC.br estará presente em debate sobre software livre e Internet aberta, na sala 7, enquanto membros do CGI.br participarão da plenária principal, pautada para debater a Declaração NETmundial e a evolução do ecossistema da governança da Internet. Por fim, às 17h (horário de João Pessoa), membros do Comitê Gestor e profissionais do NIC.br irão acompanhar a cerimônia de encerramento.

A participação de membros do CGI.br e profissionais do NIC.br no IGF 2015 teve início na segunda-feira (9), com encontros preliminares – entre eles, a Reunião de Líderes e da Iniciativa NETmundial. Desde então, os especialistas fizeram parte da cerimônia de abertura, de discussões sobre segurança na Internet, sobre a infraestrutura da rede e produção de pesquisas para embasar políticas públicas, entre diversos outros assuntos. Veja os detalhes do terceiro dia do evento: http://nic.br/noticia/releases/cgi-br-e-nic-br-debatem-indicadores-para-politicas-publicas-observatorios-da-internet-e-participacao-de-mulheres-no-igf/. Acesse a agenda do CGI.br e NIC.br: http://nic.br/confira-a-programacao-do-igf-2015/. E acompanhe as atividades também pelo Twitter: https://twitter.com/comunicbr.

IGF 2015

O Centro de Convenções de João Pessoa abriga, desde segunda-feira, mais de 100 debates, entre sessões principais, workshops e atividades paralelas sobre a governança da Internet. O IGF tem o Brasil como sede pela segunda vez – a primeira foi no Rio de Janeiro, em 2007. A programação completa deste último dia de evento pode ser consultada no sítio: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule. E a transmissão ao vivo está disponível no endereço: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-cast.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br