NIC.br

Ir para o conteúdo
09 DEZ 2015

NIC.br inaugura instalações próprias




Evento também marcou as comemorações de 10 anos da ativação do NIC.br

O NIC.br inaugurou no dia 26 de novembro um prédio, em São Paulo, com um datacenter robusto que amplia as infraestruturas de conexão do IX.br e dos acordos internacionais estabelecidos, além de fornecer mais espaço para a central de atendimento dos serviços de registro de domínios e distribuição de endereçamento IP.

Em 2004, o CGI.br criou o PTT Metro (IX.br) e houve uma rápida adoção do projeto pela comunidade. A primeira expansão aconteceu em 2006 e, em 2009, registrou-se nova necessidade de ampliação da infraestrutura. Nesse momento, o conselho de administração do NIC.br aprovou a construção de um prédio próprio. Hoje, o IX São Paulo é o maior do hemisfério sul e continua crescendo. Entre os seus benefícios, está a redução na latência (tempo necessário para obter um conteúdo da Internet), a organização da infraestrutura de rede no Brasil e racionalização dos custos.

O NIC.br, que possui receita proveniente da atividade de registro de domínios sob .br e da distribuição de números IP, investe em ações e projetos que trazem benefícios para a Internet no Brasil, como: implementar pontos de troca de tráfego Internet; estudar e acompanhar incidentes de segurança no Brasil; estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações; produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação; fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil e abrigar o escritório do W3C.

O trabalho, realizado por entidade que não possui fins de lucro, foi destacado pelo coordenador do CGI.br, Virgilio Almeida: “O CGI.br estabelece políticas para a evolução da Internet e o NIC.br materializa essas políticas por meio de seus recursos e de seu conhecimento tecnológico. Mas essa é uma via de mão dupla porque o NIC.br, ao implementar programas e projetos, acaba fornecendo subsídios para que o CGI.br proponha novas políticas. É uma simbiose perfeita que leva à construção de um modelo de governança da Internet único e extremamente admirado no mundo inteiro”, pontuou.

O evento de inauguração do novo prédio contou com a presença do Secretário de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca que, em breve discurso, manifestou orgulho pelo trabalho desempenhado por profissionais do CGI.br e NIC.br e pela construção de um datacenter de primeiro mundo.

Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, fez um retrospecto da coordenação de atividades relacionadas à Internet no Brasil, destacando seu caráter de prestação de serviço desde o início. “Tudo começou com o professor Oscar Sala, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciência, um físico notável que resolveu que a Fapesp iria trabalhar com redes. Fiz parte dessa equipe da Fapesp e enxergamos, desde o começo, que a conexão brasileira à redes acadêmicas era um serviço a prestar para que os acadêmicos pudesse se comunicar estimulando as pesquisas”.

O NIC.br, formalmente estabelecido como pessoa jurídica em 2003, foi ativado pelo CGI.br em 2005 através de Comunicado ao Público e encarregou-se das funções administrativas e operacionais relativas ao domínio “.br”.

Novo prédio

Executado em dois anos e meio exclusivamente com recursos próprios do NIC.br, o novo prédio possui um datacenter com cinco vezes mais espaço do que a estrutura antiga e nove vezes maior disponibilidade de energia elétrica. Seu projeto esteve voltado à eficiência energética e à redundância, que suportaria eventuais falhas, manutenção independente e com possibilidade de até 48h de autonomia.

“Desde 2006, o NIC.br assinou mais de 20 acordos internacionais com diversas instituições. Hospedamos infraestrutura de vários NICs (Centros de Informações sobre Rede ou Network Information Center) de outras regiões do mundo. Temos também um acordo excelente com o LACNIC (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe) e não tínhamos mais espaço para continuar executando esses acordos e expandindo as atividades”, comentou Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, que esteve à frente do projeto do novo prédio.