NIC.br

Ir para o conteúdo
08 MAI 2017

IX (PTT) Fórum Regional debate qualidade da Internet no Maranhão




Ativação de ponto de acesso ao IX.br em São Luís também será discutida no encontro

A qualidade da conexão à Internet do Maranhão será discutida por profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e por especialistas do setor acadêmico durante o IX (PTT) Fórum Regional - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil. O encontro acontecerá no dia 12 de maio, das 9h às 18h, na Universidade Federal no Maranhão (UFMA), e reunirá provedores regionais e Sistemas Autônomos (AS) da InternetOs interessados deverão inscrever-se gratuitamente no endereço: http://regional.forum.ix.br/.

A importância de se tornar um Sistema Autônomo, informações sobre como obter um ASN, requisitos técnicos de infraestrutura para os PIXes (ponto de acesso ao IX.br) e para a conexão de ASNs ao IX.br são alguns temas que fazem parte da programação do encontro, que além de especialistas do NIC.br, terá a participação de profissionais da UFMA, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do conselheiro do CGI.br, Percival Henriques, que apresentará o trabalho da ANID (Associação Nacional para Inclusão Digital). A cidade de São Luís está entre as localidades em estudo para abrigar um PIX do NIC.br, e o assunto também será discutido no encontro.

O IX (PTT) Fórum Regional é ainda uma oportunidade para que interessados no IX.br façam contatos. Esta é a segunda edição deste encontro no ano – a primeira aconteceu em Brasília (DF), no mês de abril. O objetivo dessas iniciativas é incentivar o diálogo entre os participantes do IX.br (em cidades que já abrigam PIXes), discutir a potencialidade de novas localidades e buscar estratégias para promover o desenvolvimento da Internet em cada região.

Benefícios do IX.br (PTT.br)

Iniciativa NIC.br e do CGI.br, o IX.br promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. Com pico de tráfego total de 2,5 Tbit/s, está presente em 27 localidades. Entre as vantagens dos Internet Exchanges estão a redução na latência (tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet), a organização da infraestrutura de rede da Internet e racionalização dos custos, uma vez que o tráfego é resolvido de forma direta e localmente e não por meio de redes de terceiros. Mais informações: http://ix.br/.

Anote na Agenda
IX (PTT) Fórum Regional Maranhão - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil
Data: Sexta-feira (12 de maio)
Horário: 9h às 18h
Endereço: Auditório Multimídia da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação - PPPGI
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA
Inscrições gratuitas: http://regional.forum.ix.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr:
http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr