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20 MAI 2008

Web é pouco utilizada como recurso de marketing no Brasil






Convergência Digital - 20/05/2008 - [ gif ]
Autor: Jackeline Carvalho
Assunto: Indicadores

Pesquisa feita pelo NIC.br e divulgada nesta terça-feira, 20/05, mostra que as empresas estão informatizadas; têm conexão à internet, mas ainda não utilizam esta ferramenta como um recurso de marketing e comunicação. Segundo o levantamento, apenas 46% das organizações que têm computador e conexão à web possuem website.

A maioria das empresas pesquisadas pelo Nic.br utiliza a internet para enviar e receber e-mail (99%); buscar informações sobre produtos ou serviços (96%); busca de informações e atividades de pesquisa (90%); serviços bancários e financeiros (78%); busca de informações sobre organizações governamentais e autridades publicas (67%); monitoramento de mercado (66%); oferta de serviços ao consumidor (49%); treinamento e educação (35%); realização de entrega de produtos on-line (12%).

A pesquisa apresenta dados sobre a penetração e uso da internet em organizações de todo o País, incluindo indicadores sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), comércio eletrônico, governo eletrônico, segurança na rede e habilidades no uso das TICs.

Produzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), a terceira edição do TIC Empresas apresenta os números levantados em 2,3 mil empresas com 10 funcionários ou mais pertencentes ao setor organizado da economia no Brasil, listadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no Cadastro Central de Empresas do IBGE.

As empresas pesquisadas são pertencentes a sete segmentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 1.0) - seções D (indústria de transformação), F (construção), G (comércio, reparação de veículos automotores, objetos pessoais e domésticos), H (alojamento e alimentação), I (transporte, armazenagem e comunicações), K (atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados as empresas), e O (outros serviços coletivos, sociais e pessoais), exceto os grupos 90 (limpeza urbana e esgoto e atividades relacionadas) e 91 (atividades associativas).