NIC.br

Ir para o conteúdo
04 JUN 2008

W3C: escritório brasileiro fala de governo eletrônico






Terra Tecnologia - 04/06/2008 - [ gif ]
Autor: Fernando Katayama
Assunto: Seminário W3C

Durante palestra no 14º Congresso de Inovação na Gestão Pública, evento que ocorre em São Paulo até o dia 5 de junho, os porta-vozes do consórcio internacional W3C discursaram sobre o futuro da Internet e seu importante papel na aproximação entre cidadãos e governantes. A reunião marcou a primeira apresentação pública do escritório brasileiro do W3C, onde a web foi apontada como um poderoso instrumento de gestão pública, com capacidade para engajar pessoas sob um conceito batizado de "eGovernment 2.0".

As apresentações foram iniciadas com a exibição de um vídeo do criador da web, Tim Berners-Lee, em que foram levantados exemplos práticos de benefícios que seriam gerados pela integração entre poder público e sociedade civil.

Dentre as possibilidades citadas por Berners-Lee estão o registro de indivíduos recém-nascidos e o cadastramento de veículos sem o entrave das papeladas, garantindo aos cidadãos a facilidade de acesso às informações e promovendo a consciência individual sobre a existência dos serviços prestados à comunidade. Para o criador, a presença de um escritório do W3C no País é fundamental para que sejam formuladas "respostas brasileiras" às discussões sobre a web em governos.

Segundo Jose Manuel Alonso, líder da iniciativa eGovernment 2.0, o poder público já sente a necessidade de divulgar informações às pessoas via Internet, só não sabe exatamente como lidar com a tecnologia. A folha de papel, segundo Alonso, é um item que cai cada vez mais em desuso nos órgãos governamentais, sendo necessário discutir questões como transparência de dados, aprimoramentos dos recursos de busca e manutenção do sigilo de informações confidenciais.

Um conceito apresentado pelos porta-vozes do W3C para ilustrar a idéia de eGovernment foi o de "one-stop shops", a essência das lojas de conveniência, em que em apenas um só lugar tudo se encontra. Esse modelo serviria de base para a criação de um portal em que os cidadãos entrassem em contato com as decisões e serviços oferecidos pelo governo, participando ativamente dos projetos.

Como o papel do W3C é desenvolver padrões que mantenham a web funcionando de forma universal e por um longo tempo, foi feita uma pequena retrospectiva dos padrões formulados pelo consórcio, que somam mais de 90 desde 1994. Saber aplicar cada uma dessas "W3C Recommendations" na realidade de cada governo e manter antigos padrões em funcionamento é o desafio da organização.

A iniciativa eGovernment foi apontada como o carro-chefe para o surgimento de aplicações futuras encabeçadas pelo W3C. A organização pretende convocar também os governantes para que eles recebam informações sobre as tecnologias.

Atualmente, os serviços móveis são tidos como os principais meios para a implementação dos padrões e aqueles que mais se aproximam da dinâmica ideal da web sustentada pela W3C.