NIC.br

Ir para o conteúdo
30 NOV 2006

Vint Cerf participa de reunião da ICANN no Brasil






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: B2B Magazine
Data: 30/11/2006
Assunto: ICANN São Paulo

A reunião da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) no Brasil, promovida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), será marcada por assuntos importantes sobre o futuro da rede mundial de computadores e pela presença de algumas das maiores personalidades da história da internet. Entre os dias 2 e 8 de dezembro de 2006, o Hotel Transamérica (SP) receberá nomes como Steve Crocker, autor do RFC (documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internet) nº 1, de John Klensin, do IETF (Internet Engeneering Task Force), e Vint Cerf, considerado o pai da internet e que hoje ocupa a cadeira da presidência da diretoria da ICANN.

Vint Cerf foi o co-projetista do protocolo TCP/IP, em conjunto com Bob Kahn, e também um dos responsáveis pela arquitetura da internet usada atualmente. Eleito pela revista People como uma das 25 pessoas mais fascinantes no ano de 1994, o norte-americano recebeu do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em 1997, a Medalha Nacional Americana de Tecnologia. Em 2004, Cerf recebeu o prêmio ACM Alan M. Turing, considerado como o Prêmio Nobel da Ciência de Computadores. E em 2005, o presidente atual dos Estados Unidos, George Bush, condecorou-o pelo seu trabalho com a Medalha Presidencial de Liberdade, que significa o maior prêmio oferecido pelos Estados Unidos aos seus cidadãos. Cerf é também o ''Chief Evangelist Officer'' do Google e responde pela identificação de novas tecnologias e aplicações para a companhia.

Já Steve Crocker, atual chair do Comitê Assessor de Segurança e Estabilidade da Internet (SSAC), da ICANN, esteve envolvido com a rede desde a sua concepção, sendo parte do time que desenvolveu os protocolos iniciais para a Arpanet, que é a origem da rede atual. Ele foi um dos organizadores do IETF, comunidade internacional de voluntários (técnicos, fabricantes, fornecedores, pesquisadores) que tem como missão identificar e propor soluções relacionadas à padronização das tecnologias e protocolos envolvidos na Internet. As recomendações da IETF são usualmente publicadas em documentos denominados RFCs (Request for Comments). Crocker é membro da Internet Society.

Outro nome importante que estará presente na reunião é John Klensin, que foi chair do Internet Architecture Board (IAB) e do IETF e esteve envolvido na definição da estrutura de administração original do DNS (Nomes de Domínios Internacionalizados - Internationalized Domain Name, na sigla em inglês), juntamente com Jon Postel e na criação da própria ICANN. Por mais de 30 anos participou de esforços para a padronização de linguagens de programação. Atualmente John Klensin trabalha na especificação dos protocolos e padrões para IDN (Internationalized Domain Names, na sigla em inglês), dentro do IETF, além de ser pesquisador titular do Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Na reunião da ICANN no Brasil, Cerf, Klensin, Crocker e outras personalidades da internet do Brasil e do mundo participarão das discussões sobre temas como a criação de novos Nomes de Domínio Genéricos na Internet mundial, os resultados dos testes de inserção na raiz do DNS da Internet de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDN), os resultados da primeira reunião do Internet Governance Forum (realizado de 30/10 a 02/11, em Atenas), a revisão da política para Nomes de Domínio Genéricos, o planejamento estratégico trianual, entre outros.

A ICANN é a entidade responsável pelo gerenciamento de nomes de domínio, endereçamento IP, servidores-raiz e protocolos da Internet no mundo. Promovida três vezes por ano, sempre em um continente diferente, a reunião acontece no Brasil pela segunda vez - a primeira foi no Rio de Janeiro, em 2003.