NIC.br

Ir para o conteúdo
21 MAR 2007

Verisign: registro de domínios gerais cresceu 32% durante 2006






Veículo: IDG Now!
Data: 21/03/2007
Assunto: Domínios

Análise aponta que número de domínios ultrapassou 120 milhões na web, com crescimento de endereços regionais liderados pela China.

O número de domínios de primeiro nível, nome técnico para os principais endereços usados para indicar sites para o usuário, ultrapassou 120 milhões durante 2006, aumento de 32% em comparação ao ano anterior.

Os dados, divulgados pela Verisign nesta quarta-feira (21/03) no documento "Dossiê sobre a indústria de domínios na internet", indicam que cerca de 40 milhões de novos domínios foram registrados no ano.

O sufixo ".com" continua responsável pela maioria, embora a Verisign note um aumento constante dos chamados domínios de primeiro nível com códigos de países (do inglês, ccTLD), como o sufixo ".br" em endereços brasileiros.

Do total, 43,7 milhões de domínios foram ccTLDs, aumento também de 31% em comparação à fatia dos endereços no ano anterior.

Além de aumentos de dois dígitos para países como Suécia, Espanha e Rússia, a Verisign nota que o aumento de ccTLDs foi impulsionado pela crescente participação da China, que já corresponde ao quinto domínio regional com mais registros, subindo uma posição em comparação a agosto de 2006.

O domínio líder entre os ccTLDS é o ".de", da Alemanha, seguido por ".uk", do Reino Unido, e ".eu", da União Européia.

O estudo, disponível no site da Verisign, aproveitou para afirmar também que, da base de domínios registrados no fim de 2006, 63% abrigavam sites normalmente em operação, enquanto 23% continham apenas uma página informativa para o usuário.

Por fim, 14% dos endereços verificados não apresentavam qualquer conteúdo, o que levanta suspeitas do seu uso como repositório para ataques online, como phishings.

Em outubro de 2006, o NIC.Br, órgão responsável pela manutenção do ccTLD brasileiro, comemorou o registro do milionésimo endereço com sufixo ".br".