NIC.br

Ir para o conteúdo
05 DEZ 2006

Usuários de internet da AL e Caribe assinam acordo com a Icann






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: TI Inside
Data: 05/12/2006
Assunto: ICANN São Paulo

Durante a 27ª reunião da Icann, que acontece até o próximo dia 8, em São Paulo, foi assinado um acordo com o Fórum Regional de Usuários de Internet da América Latina e Caribe (Lacralo-Latin American and Caribbean Regional At-Large Organization), que tornou-se assim a primeira entidade regional de usuários internet reconhecida pela entidade, que responde pelo gerenciamento de nomes de domínios, endereçamento IP, servidores-raiz e protocolos da internet no mundo.

Pelo acordo, que beneficia todas as pessoas que usam a rede na região, o Lacralo, formado atualmente por um grupo de 22 associações de usuários de internet, passa a contar com dois representantes no Comitê Consultivo de Usuários (Alac, da sigla em inglês), que terão como missão cuidar dos interesses destes países perante o board da Icann. Este é o primeiro acordo do tipo na entidade.

"Essa é a primeira região a realizar um fórum regional para aumentar a cooperação do usuário e contribuir para o desenvolvimento das políticas de ação da Icann. Tanto esse grupo quanto a América Latina e Caribe, podem se orgulhar de sua liderança e comprometimento com os interesses dos usuários da internet", comentou Paul Twomey, presidente e CEO da Icann.

Com a parceria, os latino-americanos e caribenhos lideram o mundo em termos da representatividade e democracia. Segundo Twomey, outras regiões geográficas estão trabalhando para desenvolver seus próprios grupos.

Já Vint Cerf, presidente da Icann, afirmou que acordos como este asseguram que os usuários continuem sendo formadores de opinião no desenvolvimento atual da internet. "Estas são notícias maravilhosas para os usuários na América Latina e Caribe. Não é nenhuma surpresa para mim que a América Latina ofereça democracia considerando o nível de desenvolvimento regional e os interesses em relação aos assuntos de internet".