NIC.br

Ir para o conteúdo
21 JUN 2017

Troca de tráfego diária da Internet brasileira atinge pico 3 Tbps


Blog Porta 23 - 20/06/2017 - [gif]


Autor: Cristina de Luca
Assunto: Infraestrutura da Internet

Na madrugada desta terça-feira, a Internet brasileira atingiu uma marca histórica: a troca de tráfego diária no sistema IX.br atingiu a casa de 3 Tbps. Um volume que vinha batendo na trave desde a semana passada, depois da ativação de mais 200 Gbps para o Google na estrutura do IX de São Paulo, que passou de 500 Gbps para 700 Gbps. O Google tem a maior capacidade de troca de tráfego do IX de São Paulo e esse aumento acabou contribuindo para o aumento da troca de tráfego do sistema IX.br como todo.

O tráfego da internet brasileira aumentou 8 vezes nos últimos 3 anos, e 70% só em 2016, em relação a 2015, segundo Milton Kaoru Kashiwakura, engenheiro e diretor de projetos do NIC.br, em palestra durante o congresso da Associação Brasileira de Internet (Abranet). Razão pela qual a Anatel tem capitaneado um estudo de regulação desse sistema, algo que muitos dos milhares dos sistemas autônomos conectados ao IX.br não enxergam com bons olhos. Hoje todo mundo tem liberdade de estar em qualquer ponto e trocar tráfego com quem quiser, explica Milton. Tem-se que uma regulação imponha limites indesejados. “Foi essa liberdade que fez a gente chegar até aqui”, comenta o executivo, ressaltando que o IX.br demonstra a importância de ter uma infraestrutura neutra.

Administrado pelo NIC.br, o sistema IX.br é hoje o primeiro do mundo em quantidade de participantes (+ de 1200), distribuídos em 27 pontos de troca de tráfego. Muitos desses participantes estão presentes em mais de um PTT, como Akamai e Netflix, já que os PTTs permitem aos sistemas autônomos participantes trocarem tráfego entre si. Agora o IX.br caminha a passos largos para se tornar também o maior sistema de troca de tráfego internet do mundo em termos de volume.

Não por acaso, muitos estudiosos consideram que os acordos técnicos de interligação de sistema autônomos são críticos para a governança da internet, embora bastante distante das vistas do público. Milton costuma dizer que os sistemas de troca de tráfego são o coração da Internet e mexer com eles é mexer com a Internet como um todo.

Entre os projetos do NIC.br para o IX.br está o OpenCDN, que visa reduzir um pouco a concentração de tráfego em São Paulo. É um projeto polêmico, porque muitos sistemas autônomos que são provedores de conteúdo preferem colocar caches de seus serviços em grandes provedores de acesso, a arcar com os custos de gerenciar infraestruturas próprias em PTTs de outras regiões. Razão da importância do piloto que começa agora em junho, no PTT de Salvador. A ideia é ter os custos de infraestrutura rateados entre os participantes.

Vale acompanhar de perto.