NIC.br

Ir para o conteúdo
15 JUL 2008

Tentativas de fraude na web brasileira crescem 96% no 2º trimestre






IDG Now! - 15/07/2008 - [ gif ]
Assunto: Segurança

Aumento de ataques por cavalo-de-tróia e circulação de arquivos protegidos por direitos autorais impactaram números do Cert.br.

As tentativas de fraude na internet brasileira cresceram 96% no segundo trimestre de 2008, de acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

Segundo o Cert.br, o índice foi impactado por um aumento nas notificações de casos de violação de direitos autorais por meio da distribuição de arquivos protegidos em redes P2P.

Segundo o novo projeto de crimes digitais, aprovado pela Câmara na madrugada da quinta-feira (10/07), as redes P2P não serão punidas.

Dentre as tentativas de fraude, o Cert.br registrou um aumento de 37% nas notificações de cavalos-de-tróia em relação ao primeiro trimestre.

As tentativas de phishing por meio de sites falsos de internet banking mantiveram-se estáveis em relação ao trimestre anterior, porém, apresentaram crescimento de 85% em relação ao segundo trimestre de 2007.

Já os ataques a servidores web aumentaram 26% em relação aos três primeiros meses do ano, e 216% em comparação ao mesmo período de 2007.

As notificações sobre máquinas comprometidas subiram 293% em relação ao trimestre passado e 535% em relação ao mesmo período de 2007. A grande maioria dos casos notificados envolveu a desfiguração de sites (defacements), segundo o Cert.br.

Foi registrado ainda um aumento nas notificações de varreduras de 35% em relação ao trimestre anterior e de 16% em relação ao mesmo período de 2007.

As estatísticas são medidas com base em dados relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários. Ao todo, o Cert.br atingiu a marca de 44.461relatórios de incidentes no último trimestre.