NIC.br

Ir para o conteúdo
17 AGO 2007

Swedtel desiste da concorrência para solução técnica para a portabilidade numérica






Veículo: Telecom Online
Data: 17/08/2007
Autora: Marineide Marques
Assunto: Portabilida Numérica

Disputa pode envolver CPM, Cleartech, Telcordia, Syniverse e NIC.Br
A sueca Swedtel não deve participar da concorrência para contratação da solução técnica que suportará a portabilidade numérica no Brasil, mas mantém o interesse pelo mercado brasileiro. O foco está na oferta de consultoria às operadoras móveis e fixas durante o processo de preparação para a portabilidade, explica o responsável pelas operações da Swedtel no Brasil, Christer Bergman. Segundo ele, a empresa só participará do processo de contratação, liderado pela ABR Telecom, caso haja uma prorrogação do prazo de entrega das propostas e alterações na request for proposal (RFP) lançada ao mercado.

A Anatel e a ABR Telecom não sinalizam com uma extensão do prazo, que vence na segunda-feira, 20. A prorrogação comprometeria todo o cronograma previsto para a portabilidade numérica, que estabelece a data de 17 de setembro para assinatura do contrato entre o vencedor da licitação e a ABR, que será a entidade administradora da portabilidade no Brasil.

Bergman explica que alguns pontos da RFP tornaram difícil a participação da Swedtel, como a possibilidade de pagamento de multas em caso de descumprimento de prazos, mesmo que por parte das operadoras, e outras exigências financeiras. "São condições que fogem ao controle do fornecedor", disse.

Mesmo fora do processo de compra da solução técnica, ele avalia que ainda há muitas possibilidades de negócios com as empresas brasileiras por conta da portabilidade. A Swedtel presta consultoria em organização e processos para adequação à portabilidade. Projetos deste tipo já foram tocados no Panamá, Suécia, Finlândia e países da Ásia. "As operadoras brasileiras deverão reestruturar seus processos e alinhar sistemas para oferecer a portabilidade", diz Bergman.

A Swedtel está no Brasil desde o final da década de 90, trazida por sua empresa-mãe, a sueca Telia, que era sócia da Tess, operadora móvel que cobria o interior do Estado de São Paulo, hoje controlada pela América Móvil. Sem grandes projetos no Brasil atualmente, a empresa presta serviços a outros países de língua portuguesa, especialmente Angola, onde dá consultoria para o ministério das comunicações local.

Com a ausência da Swedtel, o processo de aquisição da solução técnica da portabilidade numérica prossegue com, pelo menos, cinco concorrentes. A CPM Braxis também entrou na disputa nas últimas semanas e deve entregar sua proposta de preço na segunda-feira, assim como o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); a Cleartech, que se apresenta em parceria com a americana NeuStar; a Syniverse em parceria com a HP; e a Telcordia, que fechou acordo com a Tivit.

Entre as empresas que demonstrarem interesse em conhecer os termos da RFP também estão fornecedores de soluções de rede, como Nokia, Ericsson e Huawei, além da Verisign, Accenture, Intec e Unisys, entre outras.