NIC.br

Ir para o conteúdo
15 AGO 2007

Sites falsos de bancos aumentam cerca de 60%






Veículo: Convergência Digital
Data: 15/08/2007
Assunto: Segurança

Pesquisa da F-Secure revela que além do domínio original, instituições financeiras possuem muitos outros criados por criminosos. Um dos bancos pesquisados, o Citibank, por exemplo, passou de 497 domínios para 810. Aqui no Brasil, a Febraban endossou a gestão do domínio 'b.br', que só será concedido para as instituições autorizadas pela entidade.

Os hackers mantêm fogo cruzado contra as instituições financeiras. Pesquisa realizada pela F-Secure, aponta que o número de sites falsos de bancos cresceu cerca de 60 % em relação aos resultados do mesmo estudo no ano passado. O levantamento levou em conta domínios como com, net, org, biz e info. Os dados mostram que o Citibank, por exemplo, passou de 497 domínios para 810.

Segundo Gabriel Menegatti, responsável pela área de tecnologia da F-Secure, a técnica utilizada é o phishing. "Por meio de endereços falsos, os clientes dos respectivos bancos correm o risco de terem seus dados pessoais roubados pelo criador do domínio", alerta. O executivo lembra que nem todos esses sites podem ser ruins, mas há grandes chances de serem uma fraude.

Não à toa, a Federação Brasileira de Bancos - Febraban - endossou, durante o CIAB 2007, evento realizado em junho, na capital paulista, a gestão, através de um serviço batizado de DNSSEC, prestado pelo Nic.Br, de um domínio - b.br - para as instituições financeiras associadas à entidade. Com esse domínio, os bancos ganham uma assinatura digital para os domínios.

O Brasil foi o quinto país do mundo a implementar o standard 'DNSSEC', que concede maior segurança aos domínios Web. Os outros países são a Suécia, a Bulgária, a Rússia e Porto Rico. O serviço não terá qualquer custo para o correntista. O propósito da iniciativa é a de aperfeiçoar o sistema de DNS - Domain Name Systems, que existe desde 1986. O domínio b.br será gerenciado pela Febraban e só será concedido às instituições que forem autorizadas pela entidade.