NIC.br

Ir para o conteúdo
15 ABR 2008

Serviços do governo pela internet foram acessados por 25% da população em 2007






Agência Brasil - 15/04/2008 - [ gif ]
Autor: Daniel Lima
Assunto: Indicadores

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostra que 25% da população brasileira com mais de 16 anos usaram a internet para "se comunicar" com órgãos públicos em 2007.

Segundo o NIC.Br, o resultado mostra um crescimento de 11 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em 2005. O NIC-BR é vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A pesquisa mostra que o perfil econômico dos usuários está distribuído da seguinte forma: 5% são da classe A, 36% da classe B, 48% da classe C e 11% de classe D e E. Com base nesses número o NIC-Br constatou crescimento significativo no uso de serviços de governo eletrônico em todos os segmentos da sociedade, na comparação com 2005.

A pesquisa identifica um aumento forte no acesso aos serviços do governo na internet entre os internautas com renda familiar entre três e cinco salário mínimos. Uma evolução de 14% para 40% na comparação com 2005.

Dos que nunca usaram os serviços do governo eletrônico, segundo a pesquisa, a maioria, ou 49%, disse que ainda prefere o contato pessoal, para resguardar, principalmente, a divulgação de seus dados na rede de computadores.

O serviço mais procurado foi a consulta de CPF (Cadastro das Pessoas Físicas) usado por quase 60% das pessoas que buscam o e-gov. Em segundo lugar, vêm os serviços públicos de educação, seguidos do envio da declaração do Imposto de Renda e a inscrição em concursos públicos. Além desses, estão no topo dos acessos a procura por informação sobre emissão de documentos, serviços públicos de saúde e direitos do trabalhador.

Segundo o NIC-BR, o objetivo da pesquisa é traçar um panorama da interação dos internautas com o governo por meio da internet, principais atividades, perfil do usuário e barreiras para a utilização.

A íntegra do módulo sobre governo eletrônico da pesquisa TIC-Domícilio pode ser encontrada no endereço: http://www.cetic.br/usuarios/tic/2007/destaques-governo-eletronico-tic-2007.pdf