NIC.br

Ir para o conteúdo
02 AGO 2008

Registros .CAN já são mais de 5 mil






Convergência Digital - 02/08/2008 - [ gif ]
Autora: Cristina de Luca
Assunto: Domínios eleitorais

Em apenas um mês, o Brasil já tem mais de 5 mil domínios .CAN registrados. O dobro dos dos 2,2 mil domínios realizados nas últimas eleições municipais, em 2004. E quase o dobro do total de registros .CAN feitos na última eleição presidencial e para governador, em 2006 (2.639), conforme demonstra pesquisa recém divulgada, realizada por estudantes de pós-graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília com base em dados de eleições passadas.

E tudo indica que este número ainda deve aumentar, pelo menos até meados de agosto, pouco antes do início do horário gratuito eleitoral no rádio e na TV, quando as campanhas realmente esquentam. E com a adesão à Internet de campanhas de candidatos a cargos minoritários.

As estatísticas estão disponíveis em uma URL especial no site do Registro.br (http://registro.br/stat/can.br.html), segundo Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do Registro.br, para não gerar inconsistências na base estatística de registros permanentes mantida pela entidade, uma vez que os domínios .CAN são temporários. Ficam no ar, em média, por quatro meses somente.

Para fazer um registro .CAN o candidato precisa primeiro requerer o registro da candidatura na Justiça Eleitoral. E segundo Frederico, O registro.br aceita novos registros até a sexta-feira anterior ao dia da eleição, dia 3 de outubro.

Já o parágrafo 3 do artigo 19 da Resolução 22.718/2008 do TSE determina que os registros .CAN sejam automaticamente cancelados após a votação em primeiro turno, com exceção aos relativos a candidatos que estejam concorrendo em segundo turno. E todos são automaticamente retirados do ar pelo Registro.br no fim do segundo turno, que nesta eleição acontece no dia 26 de outubro.