NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUL 2007

Redes P2P elevam alertas de fraudes ao Cert.br em 46% no 2º trimestre






Veículo: IDG Now!
Data: 06/07/2007
Assunto: Segurança


Aumento se deve às notificações envolvendo quebra de direitos autorais na distribuição de material pirata em redes P2P.


O número de notificações relacionadas a fraudes em redes brasileiras cresceu 46% no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro trimestre e 3% se comparado ao mesmo período de 2006. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (06/07) pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

O crescimento está ligado, principalmente, à alta no número de notificações envolvendo quebra de direitos autorais na distribuição de material pirata por meio de redes P2P, destaca o serviço coordenado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br).

Em relação ao total de tentativas de fraude, de abril a junho deste ano, foram reportados 38.513 incidentes ao Cert.br, o que representa queda de 31% em relação ao primeiro trimestre de 2007 e baixa de 22% em relação ao mesmo período de 2006.

As notificações referentes a varreduras diminuíram 17% em relação ao primeiro trimestre de 2007 e aumentaram 8% em relação ao mesmo período de 2006.

Os tipos de varredura mais comuns continuam sendo serviços que possam sofrer ataques de força bruta, como SSH, que representou 44% do scans reportados ao Cert.br, FTP e TELNET. Também tem sido grande a procura por serviços que possam ser explorados para envio de spam.