NIC.br

Ir para o conteúdo
07 AGO 2017

Provedores regionais do Pará debatem desafios da realidade local


Ponto ISP - 03/08/2017 - [gif]


Assunto: Encontro Provedores Regionais

Encontro reúne mais de 70 pequenos e médios empresários

O Encontro Provedores Regionais, promovido pela Bit Social, hoje, em Belém (PA), reuniu mais de 70 empresários da região. O evento promoveu também uma mostra de fornecedores desse segmento e demais atores da cadeia de negócios dos ISPs.

Na palestra de abertura, Theo Flexa, presidente da Prodepa, apresentou as estratégias do governo estadual para cumprir a meta de conectar os 144 municípios paraenses. O coordenador de Programas de Infraestrutura de banda larga do Ministério da Ciência, Tecnologia e Indústria (MCTIC), Marcelo Romão, falou das ações do governo federal no sentido de apoiar os provedores na expansão de suas redes e convidou os provedores a participarem da consulta pública sobre a política nacional de Telecomunicações – que tem um capítulo dedicado à conectividade. “Uma das principais diretrizes é levar backhaul em fibra óptica para os municípios ainda não atendidos”, disse.

Em nome do NIC.br, Antônio Galvão Rezende Filho, supervisor do Departamento IX.br, apresentou as vantagens das conexões PTT e apontou o grande potencial que ainda existe no Pará. “Cerca de metade dos provedores de Belém ainda não participa do IX Belém”, ressaltou Rezende. O diretor de Legislação e Regulamentação da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abrint), Carlos Godoy, compartilhou com a platéia estudos da associação sobre os principais desafios do setor. E Leonardo Ferreira Carneiro, coordenador de Operações da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), explicou os modelos de parceria que a Rede está realizando com provedores regionais.