NIC.br

Ir para o conteúdo
08 AGO 2007

Proteja-se dos ataques de spams






Veículo: Yahoo! Tecnologia
Data: 08/08/2007
Autora: Cinthia Toledo
Assunto: Spam

É possível reduzir o número de e-mails indesejados que você recebe; cuidados básicos evitam diversas armadilhas

Você acessa o Orkut e sua página está lotada de recados de pessoas que você não tem a mínima idéia de quem são. No celular, recebe um SMS de propaganda de um lugar onde nunca esteve. Seu correio eletrônico é inundado por dezenas de mensagens inúteis, mas nada daquele e-mail importante que você está esperando. Resolve checar a caixa de lixo eletrônico e lá está ele. Pior: já há alguns dias.

Essas situações irritantes decorrem de um dos principais problemas da comunicação eletrônica: o envio em massa de mensagens não solicitadas, conhecidas como spams

. Os serviços de correio eletrônico gratuitos, como Gmail, Hotmail e Yahoo, já vêm com ferramentas automáticas que tentam barrar a chegada de spams no webmail. Elas tentam identificar, a partir de palavras-chave, mensagens que costumam ser enviadas para muitos destinatários de uma só vez. Mas nem sempre o filtro funciona.

Nesse caso, vale a pena denunciar o spammer (quem envia spam) para o provedor. "Eles têm uma lista negra em que são cadastrados os domínios dos spammers. Ao informar o provedor, o usuário não receberá mais e-mails daquele spammer", diz José Antunes, gerente da empresa de segurança eletrônica McAfee.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) recomenda que o usuário inclua o cabeçalho do e-mail na reclamação. É lá que estão informações como o IP de origem da mensagem. Para saber como obter esse dado, visite o endereço http://www.spambr.org/header.html.

É legal ainda copiar a reclamação para o CGI (mail-abuse@cert.br). "É como se eu for vítima de furto. Tenho de prestar queixa para que as autoridades tenham as estatísticas e busquem a solução correta", diz Carlos Affonso, diretor regional da consultoria Módulo.

Um problema colateral dos filtros anti-spam é que, às vezes, eles confundem uma mensagem legítima com spam. Conseqüência: essa mensagem vai parar na pasta de lixo eletrônico (ou de spam). Por isso, é bom checar, com freqüência, essas pastas para ver se tem algo importante. O estudante Bernardo Torres, de 22 anos, não teve esse cuidado e quase perdeu um trabalho.

Torres enviou e-mail para um de seus clientes perguntando mais detalhes sobre um projeto e estranhou não ter obtido retorno. Quinze dias depois, achou, na caixa de spam, a resposta do cliente. "Por causa dessa confusão, não recebi a segunda parcela de pagamento do serviço", conta.

Os serviços de correio eletrônico de provedores pagos, como o do UOL, oferecem uma proteção a mais: é aquele serviço em que, quando alguém manda um e-mail para você, recebe de volta uma mensagem pedindo para confirmar o envio, digitando uma seqüência de números e/ou letras.

Esse sistema funciona porque os spams são enviados para centenas ou milhares de pessoas de forma automática, não sendo possível confirmar mensagem por mensagem. Veja com o seu provedor as opções que ele oferece.

Algumas empresas vendem o filtro junto com outros serviços como antivírus, anti-spyware e firewall. Se você acessa suas mensagens pelo Outlook (programa de e-mails do Office), saiba que ele já oferece um filtro anti-spam. Mas não é perfeito: por isso, você pode complementá-lo com outro tipo de filtro anti-spam. Há opções gratuitas e pagas (veja no box abaixo).

PREVENÇÃO
Para reduzir o assédio de spams, evite informar seu e-mail em qualquer lugar. Listas de discussão, por exemplo, são alvo certo de spammers à caça de novos endereços. Empresas que vivem de enviar spams fazem varreduras na web para encontrar novos e-mails, usando computadores com softwares especializados nessa busca.

Na hora de preencher cadastros em sites ou promoções, avalie se realmente quer receber informações daquela empresa. Cuidado para não ir clicando em "avançar" sem antes ver do que se trata.

Outra medida importante é ter mais de um endereço eletrônico: um mais pessoal, outro para contatos profissionais e um terceiro para atividades menos importantes. "Assim, você tem maior controle sobre o quanto se expõe na web e sabe qual e-mail deve chegar em cada lugar", explica Antunes.

Se você receber uma mensagem indesejada, em hipótese alguma responda ao spammer, ainda que ele peça para ser informado caso você não queira mais receber e-mails. Pode ser uma armadilha que os spammers colocam para descobrir se aquele endereço é realmente utilizado.