NIC.br

Ir para o conteúdo
11 JUL 2007

Projeto anti-spam contabiliza 370 milhões de e-mails






Veículo: IT Web
Data: 11/07/2007
Assunto: Spam

Taiwan e China são as principais origens dos e-mails indesejados; Brasil, Estados Unidos e outros países respondem por menos de 8% dos spams

Uma pesquisa realizada pelo CERT.br, grupo de resposta a incidentes de segurança para a internet brasileira mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, identificou, a partir de dez computadores, 370 milhões de spams no Brasil em 325 dias de trabalho.

As máquinas utilizadas funcionavam como honey pots e simulavam equipamentos com proxies abertos - origem de 55% dos spams registrados.

Os principais países remetentes de e-mails indesejados identificados são Taiwan (76%) e China (16%). Estados Unidos, Canadá, Coréia, Japão, Hong Kong, Alemanha, Brasil e Panamá também apareceram na listagem, somando menos de 8%.

"Não dá para dizer que a maioria dos spammers são de Taiwan, pois essas máquinas também podem ter sido vitimas de computadores de outras origens", afirma Cristine Hoepers, analista de segurança do Cert.br. "Mas é um primeiro passo para podermos rastrear as mensagens e combater o spam", completou.

O projeto se aprofundará no tema em uma segunda fase, que deve determinar a ocorrência de padrões envolvendo idiomas, pontos de origem e conteúdo das mensagens, além de gerar algoritmos para melhor a caracterização dos spams.