NIC.br

Ir para o conteúdo
13 MAR 2018

Pós-doutorado em ciência da computação com Bolsa da FAPESP


Agência Fapesp - 12/03/2018 - [gif]


Assunto: Bolsa de estudo

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Estudo de Modelos de Negócios para Federação de Serviços para Suporte a e-Ciência” tem uma oportunidade de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O prazo de inscrição termina no dia 16 de março de 2018.

Sob coordenação do professor Francisco Vilar Brasileiro, o trabalho de investigação a ser realizado pelo bolsista enfocará proposta de mecanismos inovadores para provedores de computação na nuvem, particularmente no que diz respeito à federação de redes privadas em provedores distintos.

Os trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Distribuídos do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG. O Projeto Temático foi selecionado em chamada para apoio de pesquisas estratégicas sobre a internet, lançada pela FAPESP em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O candidato deve ter experiência comprovada em pesquisa na área de redes de computadores e sistemas distribuídos e ter publicações recentes na área. É desejável experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatas ao projeto em veículos de relevante impacto internacional.

Os interessados pela oportunidade deverão enviar e-mail para fubica@dsc.ufcg.edu.br, anexando curriculum vitae, documento que comprove que é portador de título de doutor e pelo menos uma carta de recomendação.

Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e análise da(s) carta(s) de recomendação recebida(s). No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade, relevância, atualidade e ligação aos temas que serão alvos do plano de trabalho do bolsista.

Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou on-line com o supervisor para avaliar a aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1943.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.