NIC.br

Ir para o conteúdo
06 JUN 2017

Porto Alegre, João Pessoa e Florianópolis terão domínio exclusivo no .br


Convergência Digital - 05/06/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o .br

Porto Alegre, João Pessoa e Florianópolis serão as primeiras cidades do país a receberem nomes de domínio na internet sob o .br. Segundo o NIC.br, que administra os endereços no Brasil, “jampa.br”, “floripa.br” e “poa.br” estarão disponíveis a partir de 8, 12 e 14/6, respectivamente.

“Pelas estatísticas das sugestões enviadas, nota-se visivelmente a preferência pelos nomes selecionados”, informou a entidde nesta segunda, 5/6. “Além disso, os nomes escolhidos possuem características válidas para a criação de um novo DPN, de acordo com o regulamento da chamada”, explica Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

Ou seja, empresários, profissionais liberais, prestadores de serviço e usuários de internet interessados em ter nomes de domínios associados aos nomes populares dessas cidades poderão, por exemplo, registrar domínios como: "meunome.jampa.br", "minhaempresa.floripa.br", "minhaideia.poa.br" entre outras inúmeras opções para cada uma das localidades.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios .br, continua recebendo contribuições para escolher os nomes dos outros 43 municípios considerados capitais ou com mais de 500 mil habitantes. “A participação da comunidade Internet é fundamental nesse processo. O NIC.br mantém o convite para que todos participem e contribuam com a definição dos apelidos e nomes populares das cidades para os novos domínios que serão criados”, afirma Getschko.

As cidades que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado. Os novos DPNs de cidades que forem sendo criados serão divulgados ao longo de 2017 no sítio do NIC.br. O regulamento pode ser conferido em cidades.registro.nic.br/.

* Com informações do NIC.br