NIC.br

Ir para o conteúdo
19 OUT 2017

Portal Terceira Idade participa do lançamento do guia “Internet com Responsa +60”


Portal Terceira Idade - 19/10/2017 - [gif]


Autor: Jo Tozzatti
Assunto: Guia "Internet com Responsa +60"

Idealizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e SaferNet Brasil, o guia orienta a “moçada” com mais de 60 sobre o uso seguro da internet

A frase é de Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), durante a abertura do evento de lançamento do guia “Internet com Responsa +60”, realizado em São Paulo, no último dia 18 de setembro. O guia foi idealizado e produzido em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a SaferNet Brasil.

Impactos da exposição do idoso na internet

O lançamento foi realizado durante o II Workshop – Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, no painel “Ferramentas pedagógicas para todas as idades”, que contou com a participação de Kelli Angelini, do NIC.br, Miriam Von Zuben, do CERT.br/NIC.br e de Tony Bernstein, diretora do Portal da Terceira Idade.

“Quais são os cuidados e responsabilidades no uso da internet que as pessoas com mais experiência, com mais idade, devem ter?”, indagou Kelli, durante o evento. “Além das crianças e adolescentes, que merecem a nossa atenção, as pessoas de mais idade – cerca de 25 milhões de idosos hoje no país – também estão usando a internet”, completou.

Um espaço livre e democrático, mas com que direitos e com que deveres?

A diretora do Portal Terceira Idade apresentou um panorama da evolução da internet nos últimos 12 anos, comparando as ferramentas de interatividade disponíveis à época do lançamento do Portal, em 2006, com as que temos hoje em dia.

“Eu acho, mais do que nunca, que a internet é um espaço livre e democrático. Mas livre do que e para quê? Com que direitos e com que deveres?”, questionou Tony, enfatizando que a pessoa mais velha também tem que entender, como todos nós, que o mundo virtual é semelhante ao mundo real, com perigos e todo tipo de gente.

“Sempre acreditei que o conteúdo e a informação é o que gera a cidadania, porque leva a pessoa, em qualquer idade, a ter acesso à informação. E, assim, ela pode se tornar um ser crítico, podendo discutir e interagir com a internet”, finalizou.

Assista ao evento de lançamento do guia “Internet com Responsa +60” clicando no vídeo acima.

Veja mais detalhes sobre o guia e como baixá-lo no seu computador na matéria seguinte.