NIC.br

Ir para o conteúdo
25 MAI 2018

Política e internet são temas de oficina em Manaus


Dialog - 18/05/2018 - [gif]


Autor: Augusto Patryck
Assunto: Governança da Internet

Nos dias 6, 7 e 8 de junho acontece a Oficina de Introdução à Governança da Internet, na sala da especialização 2 da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A oficina é um espaço para que ativistas, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores possam ter contato introdutório acerca dos desafios relacionados à governança da internet no Brasil.

A palestra de abertura será proferida pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wilson Gomes, mestre e doutor em Filosofia, que abordará sobre ‘Internet e Eleições’. No dia 7, serão debatidos temas como: História da Internet; Fundamentos Técnicos da Internet; Infraestrutura e cadeia de conectividade; e Governança da Internet. Já no dia 8, serão apresentados os temas: Governança no Brasil – CGI.br e NIC.br; Inclusão Digital e Regulação de Conteúdos; Marco Civil da Internet; e Privacidade e Proteção de Dados.

Seleção

Ao todo, serão selecionados 50 participantes, representantes dos setores público e privado, do terceiro setor e da academia. Futuramente, os participantes poderão se tornar multiplicadores. Pelo caráter abrangente, a coordenação enfatiza que também serão recebidas inscrições de pessoas pertencentes a organizações sociais classistas, organizações de mulheres, associações comunitárias ou instituições ligadas à inclusão digital.

Para se inscrever gratuitamente é necessário se cadastrar na página de cursos e eventos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O segundo passo é preencher o formulário de inscrição na Oficina de Introdução à Governança da Internet no Brasil, escolhendo, em primeiro lugar, o setor com o qual se identifica (Comunidade Científica, Poder Público, Terceiro Setor e Empresarial). As questões seguintes, relativas à atuação profissional/acadêmica e ao currículo, também serão apreciadas no processo seletivo. No dia 28 de maio será divulgada a lista de aprovados na oficina.

Durante os três dias, o evento totaliza 20 horas complementares. Os participantes presentes em 75% da carga horária da oficina receberão o documento comprobatório que pode ser emitido pelo endereço https://cgi.br/.

Os interessados podem se inscrever clicando aqui.