NIC.br

Ir para o conteúdo
05 JUL 2007

Polícia Federal tem dificuldade de combater crimes cometidos em redes sem fio






Veículo: W News
Data: 05/07/2007
Assunto: Internet

São Paulo, 05 de julho de 2007 - Uma das dificuldades que a Polícia Federal encontra na investigação de crimes cibernéticos, segundo Quintiliano da Silva, é a relativas aos delitos praticados pelo sistema de Internet sem fio (wireless). O especialista explicou que criminosos se utilizam desse sistema para cometer fraudes e, quando a polícia vai investigar a origem da rede, normalmente descobre que são escritórios cujos responsáveis nem tinham conhecimento do crime.

Outra dificuldade enfrentada, segundo o diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação) e representante do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil),Demi Getschko, é o fato da Internet ser uma rede mundial. Ele disse que a solução para eliminar crimes cometidos via Web não depende apenas da legislação brasileira. Getschko alertou que não uma há solução local para problemas como vírus, spam ou fraude. "A legislação sozinha não basta", afirmou o especialista.

Os dois especialistas participaram de audiência pública conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quarta-feira (04/06), para discutir o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a três projetos de lei em tramitação no Senado que visam combater a prática desses crimes no Brasil.