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05 AGO 2008

Poder emergente






Bites - 05/08/2008 - [ gif ]
Assunto: Indicadores

Pesquisa mostra que a maior parte dos acessos à internet no País é feita dentro de lanhouses

A cada seis meses a agência de publicidade F/Nazca encomenda uma pesquisa para saber o tamanho da internet no Brasil. A primeira edição saiu em março do ano passado e a mais recente foi anunciada no início desta semana. Há informações bem interessantes no trabalho produzido pelo instituto Datafolha. A principal mostra o número de internautas brasileiros. São 59 milhões de pessoas. Até esse ponto a pesquisa da F/Nazca segue a lógica de outras similares. Os usuários na sua maioria integram a classe A e B, mas a classe C está crescendo. Os homens também continuam na frente das mulheres nessemundo. O que muda é a identificação da força de um poder emergente como ponto de acesso de extrema importância: as lanhouses.

Hoje a maioria (29%) dos internautas nacionais utiliza esses espaços coletivos para mandar e-mails, entrar em comunidades on-line e conversar com amigos. E se engana que este é um fenômeno restrito à periferia dos grandes centros e pequenas cidades. Dos freqüentadores de lanhouses 36% estão nas classes A/B e 34% integram a classe C. Em relação ao nível de escolaridade 42% dos usuários têm nível superior e 47% completaram o ensino médio.

"Sem medo de errar, a lanhouse é o principal instrumento de inclusão digital existente hoje no Brasil", afirma Fernando Alphen, diretor de Planejamento da F/Nazca. A pesquisa serve para comprovar que as lanhouses são um fenômeno social e econômico em plena expansão na economia nacional. "É preciso entender essa lógica na hora de desenhar qualquer estratégia de relacionamento com os consumidores", afirma Alphen. Ninguém sabe o tamanho desse mercado. As lanhouses representam a informalidade do setor de tecnologia nacional. Na maioria dos casos sãopequenas unidades com poucos computadores e softwares piratas.

Dentro das universidades há inúmeras pesquisas em andamento sobre o impacto desses ambientes na economia local de cada lugar que tem um espçao desse em funcionamento.Há muitas oportunidades que podem ser construídas dentro desse universo porque as pessoas já decidiram a forma como será feita a inclusão digital", afirma Alan Dubner, diretor da eResearch. De certo modo, as lanhouses estão próximas de cumprir papel semelhante ao telefone celular. Sem a existência de qualquer iniciativa pública, um bolsa celular, por exemplo, mais de 100 milhões de brasileiros enxergaram nos telefones móveis um instrumento de mudança social. As lanhouses podem estar repetindo o mesmo modelo e nesse ponto a F/Nazca tem um rico material em mãos para apresentar aos seus clientes.