NIC.br

Ir para o conteúdo
22 NOV 2006

Pesquisa revela que 84 milhões de brasileiros nunca usaram computador






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: TI Inside
Data: 22/11/2006
Assunto: Indicadores

Um levantamento realizado em julho e agosto pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) constatou que 30 milhões de brasileiros têm computador em casa, mas apenas 20 milhões têm acesso à internet. O levantamento identificou ainda que 84 milhões de brasileiros nunca usaram um computador.

A pesquisa aponta que as desigualdades sociais continuam a ser o fator determinante para que a grande maioria da população não tenha acesso à internet. Mas constata também que este ano houve um aumento de mais de 4,5 milhões no número de casas com computador em relação a 2005.

O secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto César Gadelha, disse que a pesquisa é importante para que o governo possa investir na promoção da inclusão digital. "Nós não podemos mais permitir o isolamento de classes sociais deste meio de comunicação, que é extremamente poderoso nas relações do trabalho e dos indivíduos", ressaltou.

Programas de inclusão digital como o Computador para Todos e Casas Brasil já estão em funcionamento no país. Este ano foram vendidos mais de 450 mil computadores pelo projeto Computador para Todos. E a meta do governo é fechar o ano com a implantação de 75 Casas Brasil, um investimento de R$ 9 milhões. Cada unidade do programa inclui um laboratório de informática, com 20 computadores, sala multimídia e sala de leitura.