NIC.br

Ir para o conteúdo
08 NOV 2006

PC Conectado já reflete no processo de inclusão digital no País






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Convergência Digital
Data: 08/11/2006
Assunto: Indicadores

Já são mais de 10 milhões os domicílios que possuem computadores e, desse, 7,7 milhões têm acesso à internet no País. Os dados compõem a pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, feito pelo NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgada nesta quarta-feira, 08/11.

Entre 2005 e 2006, a penetração dos computadores de mesa nos lares brasileiros saltou de 17% e 19%. A conexão discada, no entanto, ainda predomina, com 49,6%. Rogério Santana, conselheiro do CGI.br e Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, informa que custo elevado dos equipamentos e dos serviços de acesso à web continua sendo as grandes barreiras da inclusão digital do País.

"Há também a questão da disponibilidade, que aparece com 13,48% na pesquisa, mostrando que a depender dos provedores de serviço, os acessos em banda larga dificilmente chegarão ao interior do país e às regiões menos favorecidas", afirma Santana.

Em banda larga, as conexões XDSL têm penetração de 28,64%; satélite 0,77%; cabo tem 6,11%; Rádio 4,83; e outra conexão 1,68%.

A posse do computador cresceu sobretudo nas classes B e C, segundo Santana, motivado principalmente pelo programa PC para Todos, que prevê redução de impostos e financiamento dos equipamentos para classes de baixa renda.