NIC.br

Ir para o conteúdo
08 DEZ 2017

Papel do CGI será de consultor em grupo de trabalho sobre fake news, diz Kassab


Teletime - 08/12/2017 - [gif]


Autor: Bruno do Amaral


O papel do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) no combate às fake news nas eleições de 2018 será na participação de um grupo de trabalho em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O ministro Gilberto Kassab confirmou que o Comitê não teria poder de polícia, ou enforcement. "O TSE está apenas trazendo o CGI, que é uma das instituições mais avançadas no Brasil, como mero consultor", declarou ele durante conversa com jornalistas antes de evento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) nesta sexta-feira, 8, em São Paulo.

O próprio MCTIC recomendou o CGI ao TSE para formar o grupo de trabalho com a intenção de "criar vacinas e formar quadros para prevenção e atuação durante a campanha de invasões e ações criminosas" com as notícias falsas no período das eleições. "É um trabalho em conjunto, agora formalizado, para atender a uma demanda do TSE, que está preocupado por conta das transformações nas campanhas que envolvem a utilização das redes sociais, nem sempre para o bem", afirmou Kassab.

A proposta foi anunciada na quinta-feira, 7, durante o 1º Seminário Internet e Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na ocasião, o ministro do TSE, Gilmar Mendes, ressaltou que nas eleições de 2018 o cenário será de uso constante da Internet como "arma de manipulação do processo político" por meio das fake news.