NIC.br

Ir para o conteúdo
22 JUN 2017

Palmas (TO) terá domínio de Internet exclusivo


Jornal Agora TO - 21/06/2017 - [gif]


Assunto: Novos DPNs sob o .br

O apelido ou nome popular da cidade de Palmas (TO) vai virar um domínio de Internet. Essa é a proposta do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios “.br” e por receber, desde o dia 15 de maio, contribuições de usuários sobre nomes que identificam municípios brasileiros de um jeito único. Com isso, “floripa.br”, “jampa.br”, “poa.br” e “vix.br” são alguns dos Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias) já criados considerando as sugestões de apelidos mais recebidas.

A campanha continua no ar para outras 40 localidades – entre elas, Palmas (TO) – e as sugestões de nomes devem ser enviadas por meio do sítio: http://cidades.registro.nic.br/. Em duas cidades, as sugestões mantiveram o próprio nome como DPN e, com isso, "recife.br" e "belem.br" completam a lista das 6 cidades com um domínio exclusivo sob o “.br” até o momento.

“É muito importante para o NIC.br manter o diálogo aberto com a comunidade Internet e consultar quais são as preferências dos usuários antes de criar novos domínios. Incentivamos que todos participem da campanha e enviem quantas sugestões de nomes desejarem, para que o processo continue um sucesso e o resultado se aproxime da expectativa dos moradores de cada uma dessas localidades”, ressalta Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

A iniciativa tem impacto direto para empresários, profissionais liberais, prestadores de serviço e usuários de Internet que poderão, por exemplo, registrar domínios como: "meunome.jampa.br", "minhaempresa.floripa.br", "minhaideia.vix.br" entre outras inúmeras opções para cada uma das localidades. Os nomes sugeridos devem levar em consideração as características válidas para a criação de um novo DPN, de acordo com oregulamento da chamada.

Envie sua sugestão!
As cidades que tiverem maior repercussão e, consequentemente, um maior volume de sugestões, poderão ter seus domínios criados mais cedo. Brasileiros com mais de 12 anos de idade poderão enviar quantas sugestões desejarem. A chamada de sugestões segue no ar por tempo indeterminado. Não há premiação ou remuneração por parte do NIC.br – o objetivo é receber contribuições espontâneas de nomes já consagrados para novos domínios de cidades. A divulgação dos próximos DPNs de cidades que forem criados acontecerá no sítio do NIC.br. Acesse o regulamento na íntegra e participe enviando sugestões de nomes:http://cidades.registro.nic.br/.