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29 AGO 2006

Os desbravadores nativos






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Carta Capital
Data: 29/08/2006
Assunto: Governança

Mesmo longe da escala dos similares estrangeiros, alguns sites fizeram história na internet brasileira

Diferentemente do cenário descrito pelo Observer, a World Wide Web entrou com força no Brasil só a partir de 1995. Naquele ano, a Embratel lançou um serviço de acesso comercial à internet, antes restrito a instituições acadêmicas, e os ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações anunciaram a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A ação da Embratel abriu a internet ao usuário comum, antes restrita a cerca de 60 mil usuários acadêmicos, e o CGI.br ficou responsável pelo registro de domínios .br. Estava inaugurada a era moderna da internet no País.

Pouco mais de dez anos depois da abertura comercial, o site mais acessado por brasileiros é o Orkut, um serviço de relacionamentos americano, parte do Google, que é completamente dominado por usuários daqui. O segundo colocado em acessos é a MSN (Microsoft Network), também americana, e o terceiro é a versão brasileira do buscador Google.

De acordo com o Ibope, cerca de 13,4 milhões de brasileiros usaram a internet no mês de junho e quase 70% desses acessaram a rede por meio de banda larga. E o recorde de horas conectadas continua com o Brasil: o usuário domiciliar passa, em média, 20 horas navegando, mais do que japoneses e americanos, que detêm a segunda e a terceira posição, respectivamente.

O critério usado para selecionar três sites brasileiros que fizeram história é semelhante ao respeitado pelo Observer na escolha dos 15 principais e também segue o tripé notícias-buscas-comércio eletrônico. Eles são o UOL, o Cadê? e o Submarino.

UOL
Ano de fundação: 1996
Usuários: cerca de 1 bilhão de páginas vistas por mês e 1,4 milhão de assinantes pagantes
O que é: portal de conteúdo e provedor pago de acesso à internet

O UOL (Universo Online) foi ao ar às 4h15 do dia 28 de abril de 1996. A primeira home page oferecia um serviço de bate-papo, as edições eletrônicas dos diários Folha de S.Paulo, Folha da Tarde e Notícias Populares, da revista IstoÉ, traduções de reportagens do New York Times e também classificados. Pouco depois, no dia 18 de agosto, o UOL passou a oferecer acesso discado à internet nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A inspiração era clara até no nome: a AOL, America Online, fundada em 1985. O portal americano chegou a ter 30 milhões de usuários pagantes e foi o principal provedor de acesso nos Estados Unidos até passar por dificuldades depois da fusão com o grupo Time Warner. Em agosto desse ano, a AOL anunciou um serviço gratuito de e-mail e informou que os programas antes usados por assinantes poderiam ser baixados por qualquer um.

A decisão reforça a idéia de que o importante na internet atual, e a chave para a sobrevivência da AOL, é atrair usuários com conteúdo de qualidade. As receitas provenientes do acesso discado não sustentam mais a companhia — a maioria dos usuários americanos usa banda larga e compra o acesso de companhias de telecomunicações.

É improvável que o mesmo cenário se repita com os portais brasileiros até que seja abolida a prática de fazer com que o contratante de um serviço de banda larga seja também obrigado a assinar um provedor de acesso (que na prática não tem qualquer relação com a conexão à internet).

Hoje o UOL se divide em 42 estações temáticas, com mais de mil diferentes canais de notícias, informação, entretenimento e serviços, somando mais de 7 milhões de páginas. A importância do UOL é medida pelo número de portais que surgiram depois de sua criação, como o Terra, o iG e o Globo.com, que continuam atrás do pioneiro em termos de audiência.

CADÊ?
Ano de fundação: 1995
Usuários: por estar sob o endereço yahoo.com, domínio mais acessado do mundo, é difícil estimar o número de usuários do Cadê?
O que é: catálogo de sites brasileiros que se distingue de um buscador por ter editores que analisam e classificam os endereços

Fundado pelos engenheiros de sistemas Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti, o Cadê? começou a funcionar em setembro de 1995. No ano seguinte foi lançado um guia impresso com 2 mil endereços catalogados pela equipe.

Em 1999, os dois criadores venderam o site para a multinacional StarMedia por 5,32 milhões de dólares, um dos grandes negócios da internet brasileira antes do estouro da bolha. No fim de 2001, a marca era a mais lembrada entre usuários brasileiros no segmento de buscas, segundo o ranking Folha iBrands.

O controle do Cadê? passou para o Yahoo!, em 2002, por valores não revelados e esperava-se que a popularidade do catálogo crescesse ainda mais. O problema foi o crescimento mundial de outro site de buscas, um ano mais jovem que o brasileiro, o Google. O Cadê? hoje conta com mais de 360 mil páginas catalogadas e pode ser acessado pelo endereço listado acima ou pelo tradicional http://www.cade.com.br.

SUBMARINO
Ano de fundação: 1999
Usuários: 7,5 milhões de visitantes mensais, 2 milhões de clientes cadastrados
O que é: empresa de comércio eletrônico
O Submarino não foi o primeiro site de comércio eletrônico no Brasil e tem competidores fortes, como o americanas.com e o magazineluiza.com, mas é o exemplo brasileiro que mais se assemelha aos casos de sucesso da internet mundial.

Em 2005, a empresa fez seu IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial) na Bovespa e arrecadou 473 milhões de reais com a venda de suas ações, história muito semelhante à de outros sites. As mesmas ações foram as de maior sucesso na América Latina em 2005, com 91,95% de valorização.

Atualmente a empresa oferece mais de 700 mil itens em 20 categorias de produtos, além de serviços de comércio eletrônico terceirizado para empresas como Natura, Nokia e Motorola.