NIC.br

Ir para o conteúdo
05 DEZ 2006

Órgão de padrões da web busca internacionalização






Arquivo do Clipping 2006

Veículo: Gazeta Mercantil
Data: 05/12/2006
Assunto: ICANN São Paulo

Responsável pela administração e políticas de padronização da internet, a Icann (Empresa de Internet para Números e Nomes Registrados) está em pleno processo de internacionalização. A organização criou um grupo de trabalho que envolve membros de seu conselho e do governo, para trazer políticas públicas a suas discussões.

Criticada por administrar uma rede tão aberta e independente quanto a world wide web ao mesmo tempo que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a Icann reviu seu contrato com o governo americano e já se prepara para atuar como uma entidade independente de governos a partir de 2009.

"Não vejo as responsabilidades da Icann mudando, mas a organização deve evoluir. Devemos ter presença regional, para atender a todos os fusos horários. E hoje somos uma organização sem fins lucrativos da Califórnia, e seremos internacional", disse ontem o presidente do conselho da Icann e vice-presidente e chefe de divulgação da Google, Vint Cerf. O pesquisador é comumente chamado de "o pai da internet", por ter criado em conjunto com Bob Kahn o protocolo TCP/IP, utilizado para o reconhecimento entre páginas e os computadores. Ele está em São Paulo para a terceira reunião da Icann no ano - que acontece de forma alternada nos países. Cerf comentou que ao vir à cidade em 1975, conseguiu fazer na antecessora da internet, a Arpanet, a conexão entre computadores localizados aqui e em Nova York. "Não esperava que iria funcionar."

Entre os diversos temas que serão definidos pela Icann no Brasil, estão o plano estratégico entre 2007 e 2011, e a renovação dos contratos referentes aos responsáveis por vender os domínios (terminação do nome das páginas da web) .org, .info e .biz. Na semana passada, foi renovado até 2012 o controle do .com pela americana Verisign. Um tema polêmico da semana envolverá o equilíbrio entre privacidade e informação pública, com a possibilidade da exigência de registro de informações pessoais do dono de cada domínio da internet. "Muitas pessoas acham que não deveria ser necessário se registrar para ter um domínio."