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06 AGO 2007

No Brasil, Google aposta na oferta de serviços por celular






Veículo: Estadão
Data: 06/08/2007
Assunto: Internet

Além de organizar toda a informação do mundo, o Google tem como meta torná-la disponível. Em países como o Brasil, isso significa mais do que digitalizá-la e indexá-la. ''''Sabemos que em vários mercados a primeira experiência das pessoas com serviços interativos será pelo celular'''', afirma o mexicano Daniel Alegre, diretor-gerente para América Latina do Google. ''''A mobilidade é muito importante. Como a adoção do wap (internet pelo celular) é bastante lenta, estudamos como as mensagens de texto podem ser usadas na nossa estratégia.''''

O primeiro passo nesse sentido foi o uso das mensagens de texto via celular no Orkut, lançado no começo do ano. ''''O serviço foi desenvolvido com os engenheiros do Google no Brasil, para ser adotada no mundo todo'''', diz Alegre. O Google tem um centro de pesquisa e desenvolvimento em Belo Horizonte, criado com a aquisição da Akwan, uma empresa local. O centro trabalha em outras soluções de mobilidade e na melhora da busca para o público brasileiro, entre outros projetos.

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, cerca de 67% da população brasileira nunca acessou a rede mundial. Por outro lado, existem 106,6 milhões de telefones celulares no País, o que representa 56 aparelhos para 100 habitantes. Quando esteve no Brasil, em abril, o presidente mundial do Google, Eric Schmidt, recomendou que a empresa criasse iniciativas para ajudar o crescimento do acesso à internet no País. ''''Estamos trabalhando nisso'''', garante Alegre.

O executivo está há três anos e meio no Google. ''''Algumas vezes ainda fico admirado com a maneira como a empresa encara os negócios'''', afirma Alegre. No lugar de criar produtos que sejam mais fáceis de vender ao anunciante, o Google tem como foco atender ao maior número de usuários possível. Depois entram as equipes comerciais, que precisam descobrir como oferecer o produto ao mercado.

''''Nosso presidente normalmente coloca os negócios em segundo lugar'''', destaca Alegre. É claro que Schmidt faz isso a partir de uma posição confortável. No ano passado, o Google teve um lucro líquido de US$ 3 bilhões, sobre um faturamento de US$ 13,8 bilhões.

O Googleplex, em Mountain View, se parece com um campus universitário. A empresa procura criar um ambiente descontraído de trabalho. Os funcionários podem levar seus cães de estimação ao trabalho e são recompensados com cupons de massagem. Existem espaços, que eles chamam de microcozinhas, com comida de graça. A reportagem do Estado passou por algumas mesas de bilhar, mas nenhuma delas estava sendo usada. A estratégia é deixar as pessoas confortáveis, e assim elas sentem menos vontade de voltar para casa.