NIC.br

Ir para o conteúdo
06 AGO 2007

NIC.br promete proposta agressiva para portabilidade numérica






Veículo: Telecom Online
Data: 06/08/2007
Autora: Marineide Marques
Assunto: Portabilidade numérica

Entidade aposta em experiência e capacidade operacional adquiridas com a internet

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promete uma proposta comercial agressiva no processo de contratação da solução técnica que dará suporte à portabilidade numérica no Brasil. "Temos capacidade operacional e financeira para a operação", assegura o diretor de serviços e tecnologia da entidade, Frederico Neves.

Como órgão responsável pelo registro de nomes de domínio da internet no Brasil e coordenador da atribuição dos endereços IP, o NIC.br gerencia uma base de dados e um volume de transações que o qualifica também para a portabilidade, acredita Neves. "Temos um volume de transações superior a 1 milhão de clientes atendidos por dia e a nossa base de dados é consultada 30 mil vezes por segundo", diz ele. A capacidade para suportar grande volume de transações é requisito para a solução técnica para a portabilidade dada à dimensão do projeto brasileiro, que deve ter a segunda maior base de números portáveis do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O mundo da internet, de fato, não está muito longe da telefonia. Desde 2002 que o NIC.br trabalha com o sistema ENUM, que consiste na convergência das redes IP e de telefonia pública. O protocolo traduz números de telefone como endereços da internet e vice-versa.

O NIC.br entra sozinho no projeto da portabilidade numérica, sem parceiros nacionais ou internacionais. Na disputa pelo contrato estão pelo menos outros quatro grupos. A Cleartech se apresenta em parceria com a americana NeuStar. A Syniverse fechou acordo com a HP e a Telcordia ainda finaliza uma parceria. A mais nova no páreo é a sueca Swedtel, empresa nascida a partir de uma unidade de negócios da operadora Telia, que se especializou na oferta de serviços de valor agregado para start-ups de operações móveis e em soluções de banco de dados para a portabilidade numérica.

A RFP (request for proposal) para contratação da solução técnica para suportar a portabilidade começou a ser distribuída aos interessados há duas semanas. O cronograma prevê a entrega das propostas em 20 de agosto, com assinatura do contrato em 17 de setembro. O vencedor deve ser selecionado a partir de uma análise das propostas técnica e financeira. O contrato será assinado por cinco anos, renováveis por igual período.