NIC.br

Ir para o conteúdo
08 JUN 2018

NIC.br lança versão atualizada do SIMET


Abranet - 08/06/2018 - [gif]


Assunto: Teste SIMET

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou versão atualizada do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET). De acordo com a entidade, as melhorias técnicas no software agora dispensam a utilização de plugins Web, como a tecnologia Java. Basta acessar o sítio (http://simet.nic.br/) para que o sistema comece imediatamente a medir a qualidade de diversos parâmetros da sua conexão à Internet.

O SIMET é o um sistema de medição brasileiro independente, em que todos os testes são realizados fora da rede dos provedores de acesso à Internet, nos pontos de troca de tráfego internet do NIC.br.

A nova versão do SIMET também traz recursos adicionais no Mapa de Qualidade da Internet, que passa a listar os provedores de acesso que atuam nas mais diversas localidades, assim como os respectivos resultados dos testes realizados. Basta que haja medições do provedor utilizando o SIMET para constar da lista.

Segundo o NIC.br, seu sistema proporciona uma medição completa ao testar, além da velocidade de download e upload, parâmetros como perda de pacotes (porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não chegam ao destino), latência ou RTT (round trip time - medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), e jitter (variação do atraso na transmissão sequencial das mensagens).

Dados do SIMET revelam que a quantidade de velocidades inferiores a 2 Mbit/s está em queda e representa hoje um percentual em torno de 2% de todos os testes realizados.