NIC.br

Ir para o conteúdo
14 SET 2017

NIC.br e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promovem ações de educação digital nas escolas


TI Inside - 13/09/2017 - [gif]


Assunto: Guia "Internet com Responsa"

Escolas estaduais de São Paulo passarão a receber o material educativo "Guia #Internet com Responsa" com instruções sobre os cuidados e responsabilidade no uso da Internet. Essa é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do Protocolo de Intenções assinado entre as entidades nesta quarta-feira,13.

Além disso, serão realizadas palestras para pais, educadores e alunos, e concursos que promovem e estimulam o uso seguro e responsável da Internet. "Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2015, do Cetic.br, há mais de 23 milhões de crianças e adolescentes conectados à Internet, portanto, é fundamental instruirmos esse público sobre os cuidados e responsabilidades que se deve ter no uso da Internet.", ressalta Kelli Angelini, gerente de assessoria jurídica do NIC.br.

O Protocolo de Intenções assinado pelo diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, e pelo secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini, em solenidade na Secretaria da Educação, tem o objetivo de conjugar esforços e promover apoio mútuo para a realização de ações de formação em educação e cidadania digital.

"O futuro passa pela 'geração do milênio', aquela que nasceu depois da popularização da Internet. Para essa geração, a rede, a conectividade e a interação virtual é pressuposto integrante e inalienável do cotidiano. É imprescindível que os jovens, seus pais e educadores sejam orientados e saibam multiplicar conhecimento para o uso cada vez mais seguro da Internet", aponta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Guias #Internet com Responsa

Lançado pelo NIC.br no início deste ano, o Guia "#Internet com Responsa – Cuidados e responsabilidades no uso da Internet" busca orientar os pais, responsáveis e educadores em temas como exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem e reputação, cyberbullying, discriminação racial, discurso de ódio, danos e riscos da prática de nude selfie ou sexting, direitos autorais e plágio.

Para exemplificar esses tópicos, o Guia traz casos reais em recortes de notícias publicadas na mídia como, por exemplo, o caso de um aluno que foi condenado a indenizar um professor por difamá-lo em uma rede social. Dentro da proposta de se aproximar da realidade dos jovens, o Guia #FikDik, voltado aos adolescentes, apresenta os temas do "#Internet com Responsa" em linguagem informal, no formato de mensagens instantâneas. Todo o material está disponível gratuitamente para download no site internet segura.